Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zz Esporte BR

1º Festival Ka Ora Brasil Baixada Santista promove a primeira regata de Dragon Boat na América do Sul

Uma celebração da vida unida ao esporte promete emocionar o público neste domingo (23) na Praia dos Milionários, ao lado da subida da Ilha Porchat, em São Vicente. O 1° Festival Ka Ora Brasil Baixada Santista promove a primeira regata em ‘Dragon Boats’ na América do Sul, reunindo mulheres sobreviventes do câncer de mama. A modalidade é considerada o esporte oficial do combate ao câncer de mama, o evento inédito faz parte da conscientização do “Outubro Rosa”, e  está impressionando até mesmo as autoridades internacionais do evento.

“O Brasil tem uma geografia excelente, que favorece muito a prática do Dragon Boat. Tenho certeza de que o esporte vai se popularizar muito por aqui, esse é só o primeiro passo”, diz Adriana Bartoli, representante da IBCPC (International Breast Cancer Paddlers Comission) na América do Sul, que fez o contato direto com o canoísta Fábio Paiva, organizador do encontro no Brasil. “Ele se envolveu muito com a causa, ficamos felizes com o comprometimento dele”, conta.

A vice-presidente da IBCPC, Meri Gibson, é um dos nomes que promovem a importância da prática do ‘Dragon Boat’ para mulheres que estão em tratamento. A neozelandesa diz estar animada para receber o público brasileiro. “A gente fica encantada, porque muitas dessas mulheres sequer sabiam da existência do Dragon Boat. Tenho certeza de que será um momento ímpar para elas. Quanto a competição em si, quem vai ganhar, ou perder, é o que menos importa”, afirma.

O evento, com início marcado para 8 horas, já ganha força internacional, com participantes da Argentina, Canadá e Nova Zelândia, que prestigiam as disputas para fortalecer a modalidade, iniciando no Brasil. Serão duas categorias em ação, a “Ka Ora” (vida, em ‘maori’, somente com sobreviventes do câncer de mama) e a “Sorteio” (composta por homens e mulheres interessados em competir). No final, pétalas de rosas serão espalhadas na praia, para homenagear as mulheres presentes.

A programação começa neste sábado (22), às 8h, no Ilha Porchat Clube. Na ocasião, autoridades da IBCPC ministrarão uma clínica de treinamentos exclusiva para mais de 100 mulheres inscritas na competição de domingo. Na prova, serão seis equipes em cada categoria, que remarão em baterias de 200 metros.

O 1° Festival Ka Ora Brasil Baixada Santista é uma realização da Canoa Brasil, com os patrocínios da Transbrasa e Proplastik Produtos Naturais. Apoios do Colégio Jean Piaget, Píer 27, Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Hospital Sírio-Libanês. Apoios institucionais da UNIFESP, Sesc Santos, TV Tribuna, ICESP, Instituto Neo Mama, 98 FM e Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de São Vicente – SESPOTUR.

SEGUEM ANEXADAS FOTOS DIVULGAÇÃO DA PRIMEIRA VISITA DA IBCPC E DELEGAÇÕES INTERNACIONAIS (CRÉDITO: NATASHA GUERRIZE) E DO TREINO DE DRAGON BOAT (CRÉDITO: IVAN STORTI)

 

fabiomaradei.com.br

Posts Relacionados

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto

Paraná recebe as promessas olímpicas da Natação no Brasileiro Junior