Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Advogados de defesa do ex-vereador Zé Ferreira fazem declaração

Após decisão do STF, processo do ex-vereador Zé Ferreira vai recomeçar

 

Defesa se pronuncia sobre o caso e considera que houve muitos excessos desde o início

 

 

Com o recomeço do processo, o ex-vereador José Alvercino Ferreira (PP), o Zé e seu filho Jefferson Alvercino Ferreira, vão aguardar o andamento do processo em liberdade provisória. A liberdade de ambos foi expedida na madrugada de quinta-feira (22), após a anulação do processo pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com essa decisão, o juiz Luiz Cavalli, da 1ª Vara Criminal de Itajaí acatou o pedido da defesa baseado na extrapolação do período legal de prisão preventiva.

 

Com a ilegalidade do uso de algemas ocorrido durante a instrução criminal e a decisão do STF, todos os atos ocorridos durante o processo da Operação Parada Obrigatória 1, desde julho, foram anulados e toda fase de instrução terá que ser refeito.

 

Em nota, o escritório de advocacia Silva & Silva, responsável pela defesa de Zé e seu filho, descreve que a proibição do uso de algemas, exceto em casos excepcionalíssimos de criminosos de alto risco social, já é ponto pacífico há muitos anos no STF. “Por isso, a anulação da instrução pelo Ministro Marco Aurélio é um ato que visa recolocar o processo nos trilhos da legalidade. Vivemos um momento delicado da história do país, onde a banalização das garantias e liberdades individuais traz grande risco ao equilíbrio do Estado de Direito. E o processo penal é o limite último que guarda a liberdade individual do cidadão contra a ditadura do Estado”.

 

“A proporção midiática do caso levou à sucessiva ocorrência de claros excessos na atuação dos agentes públicos, e que serão naturalmente combatidos e corrigidos nas instâncias superiores. Reafirmamos a convicção de que existiu um despropositado exagero na condução, até o momento, do processo contra José Alvercino Ferreira, e continuaremos a combater a vulgarização dos direitos e garantias fundamentais, de cuja manutenção depende a existência do Estado de Direito”, conclui a nota formulada pela equipe da Silva & Silva Advogados Associados.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina