Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Alunos de CEI participam de projeto ambiental em Itajaí

As crianças recebem orientação da maneira correta de descartar óleo de cozinha utilizado

O Centro de Educação Infantil (CEI) Cândida Vargas, no bairro Cabeçudas, está desenvolvendo com a comunidade escolar o projeto: “Óleo vegetal, uma gota já faz mal”. O objetivo é informar e sensibilizar a comunidade em relação ao descarte correto do óleo de cozinha já utilizado, bem como o reaproveitamento deste produto de forma correta.

“Este projeto é uma proposta da Secretaria Municipal de Educação que visa contribuir com a preservação do meio ambiente, evitando a contaminação do solo e de mananciais hídricos”, explica a diretora da escola, Kátia Veiga Venâncio, acrescentando que um litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água potável. “A proposta do projeto é se estamos fazendo a nossa parte. Se fazemos o descarte adequado e se estamos contribuindo com o meio ambiente”, questiona a diretora.

A professora Renata Barbosa da Silveira ficou incumbida de divulgar o projeto para os alunos e identificar a unidade de ensino como ponto de coleta de óleo, propondo diferentes ações que envolveram todas as turmas como: distribuição de panfletos informativos para a comunidade, palestras sobre os malefícios do óleo vegetal, envolvimento das famílias na coleta de óleo, produção de cartazes informativos, parcerias com empresas, contação de histórias com fantoches e figuras ilustrativas entre outras ações, que ainda estão acontecendo e que terá mais propostas durante este ano.

Cristiane Regina Bernardi Schaeffer, mãe do aluno Bruno que está na pré-escola, ressalta a importância de trabalhar com questões ambientais desde a educação infantil, “o intuito é formar cidadãos comprometidos e conscientes com o futuro do nosso planeta”, comenta.

“Com este projeto, conclui-se que a Educação Ambiental pode ser desenvolvida na Educação Infantil, pois as crianças estão sempre dispostas a novos conhecimentos, informações e reflexões sobre os assuntos ligados a Educação Ambiental”, concluiu Kátia Veiga Venâncio.

 

_____________________

Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Educação
(47) 3249-3300

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH