Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

Arlene Dellatorre lança exposição Transformação no Litoral.

A empresária e artista plástica Arlene Dellatorre, que tem uma relação estreita com Balneário Camboriú, promove nesta quinta-feira (8), a partir das 18 horas no Casa Hall Shopping o lançamento da exposição Transformação. A mostra é o resultado do projeto Salve os Oceanos, que Arlene lidera desde 2010, amparado na ideia de conscientizar sobre a necessidade de preservarmos as praias e os oceanos.. São ao todo 50 obras, elaboradas a partir de materiais reutilizados e alternativos, que possibilitam uma nova forma de expressão artística, mostrando como a reutilização pode se tornar instrumento de consciência social e ambiental. De rolhas a celulares e chinelos, vários materiais recolhidos da natureza ganham formas e cores inusitadas nos traços de Arlene. O evento contará com réplicas, além das obras originais do projeto.
Sobre a artista e o projeto
A artista plástica Arlene Dellatorre mora em Balneário Camboriú desde 1960, quando seus pais Nair e Eduardo fixaram residência na, então, Praia de Camboriú. Arlene cresceu brincando na areia limpa e branca, repleta de conchas, restinga e mar azul celeste. Viu a praia tranquila se tornar cidade e a chegada da poluição à areia e ao mar. Devido a estes impactos ambientais, em 2010, Arlene criou o projeto Salve os Oceanos, com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de cuidarmos do meio ambiente.
O projeto possui cerca de 50 obras, elaboradas com materiais reutilizados e alternativos, que possibilitam outra forma de expressão artística, mostrando como a reutilização pode se tornar instrumento de consciência social e ambiental. Um exemplo disto são as 1.890 rolhas recolhidas pelos agentes de limpeza urbana da cidade durante o réveillon de 2016, que se transformaram nas obras Amanhecer, Entardecer e Mesa Réveillon.
O projeto atua com exposições das obras originais (não-comercializadas), tais como as mostras realizadas na Procuradoria da República e Projeto Tamar em Florianópolis; Univali, FEAPI e Volvo Ocean Race em Itajaí; Parque Beto Carrero World em Penha; Biblioteca Municipal Machado de Assis e SESC, em Balneário Camboriú. Atua também com palestras e oficinas na rede escolar e eventos relacionados à sustentabilidade.
Com o lançamento das réplicas das obras do projeto Salve os Oceanos, novas ações na orla da praia serão realizadas para conter a intensidade dos impactos ambientais atuais. Transformação e meio ambiente estão interligados de forma contínua. A ideia é alternar comportamentos para buscar o equilíbrio ambiental e um planeta mais sustentável para as futuras gerações.

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu