Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Artesanato e turismo é foco de palestra do Sebrae/SC em escola do extremo oeste

“Artesanato e Turismo” foi o tema de uma palestra promovida, nesta semana, na Escola Pública Estadual Professor Manuel de Freitas Trancoso, em Iraceminha. A iniciativa integra os trabalhos para o fortalecimento do turismo no município por meio do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Sustentável, da Rota do Campo, em execução pela coordenadoria  regional extremo oeste do SEBRAE/SC.

O objetivo da iniciativa vem ao encontro do trabalho realizado pela professoraJulieti Fink Kofer e demais educadores, apoiado pela diretora Sirnei Dal Maso no sentido de integrar o artesanato e o turismo. A palestra foi conduzida pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC, Roni Rodrigues de Brito, visando incentivar a ocupação e a geração de renda por meio da produção.

Ao falar sobre a importância do artesanato, Roni mencionou a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC 2006), realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Cultura. O estudo aponta que 64,3% dos municípios brasileiros possuem algum tipo de produção artesanal, liderando o percentual das manifestações culturais identificadas na pesquisa. Essa produção tem grande relevância na geração de ocupação e renda no Brasil, onde milhões de artesãos são responsáveis por um movimento financeiro que comprova a capacidade econômica desse setor.

Roni também abordou os conceitos do Sebrae no artesanato, destacando as categorias, uso dos produtos artesanais,  tipologias do artesanato e a organização do trabalho artesanal.  As categorias destes produtos, segundo ele, são definidas de acordo com seu processo de produção, sua origem, uso e destino: arte popular, artesanato, trabalhos manuais, produtos alimentícios (típicos), produtos semi-industriais e industriais “industrianato/souvenir”. Também foram abordados o artesanato indígena, tradicional, de referência cultural e o conceitual.

O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, ressalta que as ações para fortalecer o desenvolvimento do turismo em Iraceminha e região incluem o desenvolvimento de alternativas de renda, consultorias e sugestões de melhorias para as empresas participantes do projeto, melhorias na infraestrutura dos municípios, ações de fomento ao empreendedorismo, entre outros.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH