Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC zEsporte

Atletas olímpicos e campeões mundiais estarão em Itajaí nesse sábado (14)

Atletas olímpicos e campeões mundiais estarão em Itajaí nesse sábado (14)

Atletas do Vasco da Gama, do Flamengo e de clubes de outros estados brasileiros estarão em Itajaí nesse final de semana. E se você está pensando que é uma partida de futebol, se enganou! São atletas de remo, o esporte que deu início a quase todos os clubes que hoje são lembrados somente pelo futebol. Não é à toa que o nome completo é Clube de Regatas do Vasco da Gama ou Clube de Regatas do Flamengo. Na própria cidade que sedia o evento, Itajaí, os dois principais clubes nasceram do esporte náutico: Clube Náutico Marcílio Dias e Clube Almirante Barroso.

Os atletas disputam no sábado (14), a 2ª etapa do Circuito Internacional de Remo Indoor, que reúne mais de 100 competidores de todo o país. A campeã olímpica Fabiana Beltrame é uma das promessas. Com 6 medalhas em Copa do Mundo, duas medalhas inéditas em Panaremicano, foi a primeira brasileira a competir pelo remo nos Jogos Olímpicos de Atenas, campeã mundial em Bled, na Eslovênia, foi 32 vezes campeã brasileira, 9 vezes campeã sul-americana e eleita 10 vezes a melhor atleta pelo Comitê Olímpico Brasileiro na modalidade.

 

Para a atleta que é referência no esporte nacional, o Circuito de Remo Indoor faz lembrar desse esporte tão importante no país. “Hoje eu pratico o Crossfit e o remo é uma modalidade completa. Essa iniciativa de fazer o circuito é fundamental para o esporte e para o país, porque somos carentes. Ainda mais em um espaço público, onde as pessoas tem a oportunidade de conhecer o esporte, pessoas que nunca tiveram contato com o remo, isso é muito importante para nós. Espero que tenham circuitos por muitos anos”, ressalta Fabiana Beltrame.

Destaques no remo, o atleta Mateus Souza do Vasco da Gama e Benjamin Veronese do Flamengo também estão confirmados nessa 2ª etapa do Circuito Internacional de Remo. Da capital catarinense, a equipe Martinelli conta com o atleta olímpico, que foi destaque na seleção brasileira, Anderson Nocetti.

Durante o evento, um dos maiores remadores da história de Santa Catarina e campeão mundial de remo master, Carlos Alberto Dutra, o Liquinho, será homenageado.

A 1ª etapa do Circuito Internacional de Remo Indoor foi realizada em Balneário Camboriú, no mês de julho. No sábado (14), a 2ª etapa será no Itajaí Shopping, às 14 horas e terá a Arena Row To Win montada com equipamentos ligados em rede, que vão projetar em um telão a competição entre os barcos, garantindo ao público a possibilidade de conferir em tempo real o desempenho de cada remador e torcer pelo seu clube ou atleta preferido.

O sucesso da primeira edição já despertou interesse em várias cidades para sediar a competição. “Recebemos pedidos de outras cidades catarinenses e também do Rio de Janeiro. O evento será anual e nas próximas edições, será composta por 3 etapas, sendo duas itinerantes e a final, sempre na cidade de Itajaí, escolhida pela vocação da cidade de ter tradição no remo e também por ser a casa do único estúdio específico de remo do país”, explica o organizador do Row To Win, Maurício Boabaid.

 

Como funciona o Row To Win:

 

O Row To Win é uma competição para atletas de academias de crossfit e de remo indoor do Brasil e de outros países da América do Sul. Esta é a primeira vez que a Região Sul do Brasil conta com um evento deste porte, que vai reunir em uma área equipamentos ligados em rede e vão projetar em um telão a competição entre os barcos, garantindo ao público a possibilidade de conferir em tempo real o desempenho de cada remador. As provas são divididas em: infantil, júnior, master, crossfit e revezamento, nas categorias: masculina, feminina e mista.

A competição premia os vencedores por provas e em cada etapa em suas categorias. A soma total de pontos nas provas, determina na últimas etapas do circuito, os clubes, remadores e box de crossfit campeões do remo. Além disso, existe o grande objetivo da busca do recorde nos 1000 metros, que é premiado com uma peça artesanal de um remo em madeira e o prêmio em dinheiro.

A intenção é que o circuito se torne um referencial na América do Sul, além de uma vitrine para a modalidade. Além de divulgar o esporte, o objetivo é promover um grande encontro de remadores e crossfiteiros. A proposta é que o circuito evolua com as ideias dos atletas e que a cada ano cresça como um evento construído por pessoas que curtem o esporte e que desejam que ele seja difundido.

 

Sobre o Remo Indoor:

 

O Remo Indoor é uma tendência diferente de outras modalidades que vem e vão, trata-se de uma atividade centenária que está sendo descoberta pelas academias e garante uma série de benefícios. Em Santa Catarina foi criada a primeira academia especializada em Remo Indoor. A modalidade tem os mesmos princípios do esporte praticado nas águas e simula a remada em um equipamento de última geração, utilizado pelas melhores equipes do mundo, como se estivessem em um barco. O Remo é considerado um esporte completo e, segundo os especialistas, movimenta todos músculos do corpo em harmonia. A prática do Remo Indoor proporciona uma alta queima de calorias, condicionamento físico privilegiado, pois desenvolve os quatros pilares da atividade física em um só exercício: força, flexibilidade, resistência e coordenação motora.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina