Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC zEsporte

Bocha Paralímpica de Balneário Camboriú busca vaga em Campeonato Brasileiro

A Bocha Paralímpica está entre as modalidades esportivas de Balneário Camboriú. Com dois atletas que participaram dos jogos Parapan-Americanos de jovens neste ano e diversos títulos nacionais, o esporte é referência de inclusão do município. Quatro competidores da cidade, irão disputar nesta sexta-feira e sábado (28 e 29), em Blumenau, o Campeonato Sul Brasileiro de Bocha.

A competição terá 71 atletas de 13 clubes, totalizando mais de 170 pessoas diretamente envolvidas com o evento. O campeonato faz parte do calendário da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE). Representando a equipe da Fundação Municipal de Esportes, estará a atleta Annely Cecy Nunes Zoschke, pela categoria BC1; Gabriel Rigol Prezzi e Gabriel Rodrigues de Andrade pela categoria BC2 e Kleverton Luiz Favaretto pela BC4. O campeão de cada categoria se classificam para o Campeonato Brasileiro da modalidade, que acontece em São Paulo no segundo semestre.

Entenda as categorias

As categorias Classe BC 1 são destinadas apenas para atletas com paralisia cerebral, que podem jogar com as mãos ou com os pés e ter um auxiliar para entregar a bola. Nas classes BC2 e BC4 não é permitido nenhum tipo de ajuda externa. O que ocorre com frequência é a adaptação de um suporte ou cesto para as bolas, fixos ou não, na cadeira de rodas, de modo que facilite ao atleta no momento de pegar as bolas para arremessar.

Ainda existe a BC3, onde o atleta de bocha que apresenta maior grau de comprometimento motor – como paralisia cerebral e de condições similares com origem não cerebral, é assistido por uma pessoa que tem como função direcionar a calha (dispositivo auxiliar), pela qual a bola será lançada, seguindo rigorosamente as indicações do jogador (de acordo com a direção que o atleta indicar).

____________________
Informações Adicionais:

Fundação Municipal de Esportes
(47) 3360-0144

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina