Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Proibição de mansões no Caixa d´aço está dentro da legalidade

Proibição de mansões no Caixa d´aço está dentro da legalidade

Se depender da comunidade do Araçá, em Porto Belo e do Ministério Público Federal, a ponta da praia do Caixa d´aço, um dos locais mais procurados pelos turistas que visitam a região durante o verão, será permanentemente preservada. O processo que proibiu a construção de um conjunto de mansões no local criou um sentimento de pertencimento entre os moradores e seguiu todos os trâmites legais segundo o promotor federal Darlan Dias, responsável pelo caso. Ele não acredita em possibilidade de reversão da transformação do local em APA (Área de Preservação Ambiental).

 

O proprietário dos terrenos localizados na região, João Batista Saldanha, acusa o Ministério Público Federal de distorcer a legislação ambiental para garantir a proibição de construções no local. E garante que o empreendimento proposto para a ponta da praia contribuiria para garantir o manejo e a preservação da mata. Pretende recorrer inclusive à Corregedoria do Ministério Público Federal para que seja avaliada inclusive a conduta dos promotores que atuaram no caso. “O Ministério Público Federal afrontou a Constituição da República nesse processo. E nem se preocuparam com quem vai pagar a conta”, atacou.

O promotor federal Darlan Dias, de atuação reconhecida no Estado em questões ambientais, afirma que a postura do empreendedor não preocupa. Ele tem segurança de que a legislação foi seguida à risca e que não houve exageros. “Trata-se de uma área de relevante interesse ecológico, onde os estudos realizados pela Universidade Federal de Santa Catarina encontraram inclusive espécies ameaçadas de extinção”, garante.

 

Contra a especulação imobiliária

A proibição de obras civis na ponta da praia do Caixa d´aço pode ser considerado um duro golpe na especulação imobiliária, que é responsável pela maioria dos conflitos ambientais existentes na região. Segundo o promotor Darlan Dias, foi o que aconteceu com empreendedor de Porto Belo. “Ele comprou uma área à baixo custo, sabendo o que iria enfrentar em termos ambientais”, comentou.

Dias explica que mesmo em regeneração, a mata atlântica encontrada no local precisa ser preservada. “Basta uma visita para perceber a importância para o meio ambiente”, continua. Ele acredita que a comunidade saberá muito bem como cuidar deste e de outros locais que fazem do litoral de Santa Catarina um dos mais belos e importantes do País em termos ecológicos.

Quando ao proprietário, o promotor explica que ele ainda tem condições de recuperar o investimento, utilizando-se da alternativa da permuta de área verde com o município ou pela troca a outorga onerosa do direito de construir, podendo ampliar um empreendimento sem ter que arcar com esse custo, caso haja viabilidade.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)