Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC zEsporte

Catarinense Rafaela Coelho é sensação no Campeonato Brasileiro de Surfe

Catarinense Rafaela Coelho é sensação no Campeonato Brasileiro de Surfe

Nesta sexta-feira (22), inicia o Wizard Brasileiro de Surf Feminino, o nacional da modalidade, em Ubatuba (SP). Santa Catarina é favorita ao título profissional com Jacqueline Silva, mas também é favorita nas categorias de base, com o jovem talento de Rafaela Coelho, 13 anos. Mesmo tão novinha, ela já acumula títulos e medalhas na competição.

Com apenas 11 anos, Rafaela disputou o Wizard Brasileiro de Surf Feminino na categoria Sub-12, em 2015, sendo vice-campeã. No ano passado, voltou a competir na mesma categoria. Mais experiente, ela não deu chances às adversárias, e foi campeã com sobras. O evento é apresentado pelo atleta Wiggolly Dantas.

Agora, a catarinense quer alçar voos mais altos, correndo a Sub-14 e também a Sub-16, contra atletas consideravelmente maiores e mais maduras. “Minha expectativa é de ser campeã em pelo menos uma das duas categorias, mas vou lá para tentar ao máximo ser campeã nas duas. Estou muito feliz em ter esse campeonato novamente, pois no Brasil o surfe feminino não é tão visto e apoiado e saber que temos um evento só para meninas é um significado muito grande. Com certeza, todas atletas estão muito gratas ao Wiggolly, sua família e todos envolvidos”.

Rafaela é da Guarda do Embaú e começou a surfar graças ao pai, Helio Coelho, que é atleta de longboard. “Desde os meus três anos eu já ia no pico do longboard e ficava na beirinha. Com meus seis, sete anos, foi quando comecei a querer de verdade o surf na minha vida. Desde então, me apaixonei. Ninguém nunca colocou pressão ou obrigação de surfar. Vou para Ubatuba para me divertir”.

A revelação catarinense tem planos ambiciosos para o futuro, como destaca.  “Espero entrar no WCT e ficar entre as cinco melhores do mundo, para depois buscar o título mundial”. O começo com certeza é promissor.

A única pessoa que foi capaz de tirar o título de Rafaela em 2015 foi outra atleta da Guarda do Embaú, Tainá Hinckel, a monstra que hoje, aos 14 anos, já participou de uma etapa do CT. No ano passado não teve ninguém que conseguisse parar Rafaela, que foi campeã, deixando com o vice-campeonato, Sophia Medina, irmã do campeão mundial, Gabriel Medina.

O Wizard Brasileiro de Surf Feminino oferece R$ 15 mil de premiação para a categoria profissional. Também haverá disputas de longboard, com R$ 5 mil em prêmios.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina