Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

CDL reivindica demandas do comércio em reunião com prefeito de Balneário Camboriú

O prefeito Fabrício de Oliveira garantiu à diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú que vai encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei que desburocratiza a abertura e fechamento de empresas no município. A diretoria da entidade se reuniu com o prefeito, na manhã desta segunda-feira, para tratar de demandas emergenciais do comércio. A previsão é de que a nova legislação permita, em 33 segundos, via online, a resposta sobre a viabilidade para abrir ou não um negócio.

 

Pela proposta apresentada pelo prefeito, o trâmite da liberação dos alvarás será avaliado pelo grau de risco da empresa.  “Não é justo que uma confecção tenha o mesmo tratamento que um posto de gasolina”, exemplifica Fabrício. O projeto será entregue ao presidente da Câmara em uma solenidade a ser realizada no auditório da CDL. “Será uma lei modelo para Santa Catarina”, afirma o prefeito.

 

A diretoria da CDL pediu a reunião com Fabrício Oliveira para tratar sobre uma série de assuntos que repercutem sobre o comércio local, entre eles estacionamento rotativo, lei da desburocratização, decoração de Natal, pavimentação das avenidas Brasil e Terceira, alteração na cobrança da Cosip, comércio indígena e fiscalização do comércio irregular.

 

De acordo com o prefeito, se não for possível implantar o estacionamento rotativo pago ainda este ano, deve ser adotado uma medida alternativa para a próxima temporada. O Executivo quer implantar um modelo moderno, informatizado, que informe até mesmo os locais onde têm vaga para estacionar. A diretoria da CDL avalia que, se não for implantado o estacionamento rotativo pago na cidade, o comércio terá prejuízos, principalmente na alta temporada.  “Entendemos que, para o fortalecimento do comércio local, precisaremos de ações que façam com que os consumidores queiram frequentá-lo e que as empresas atuantes possam permanecer de portas abertas, até mesmo, atraindo novos empreendedores”, defende a presidente da CDL, Eliane Colla.

 

Com relação à decoração de Natal, conforme o prefeito, a intenção é seguir o modelo de cidades como Curitiba (PR), que é realizado com apoio da iniciativa privada. Segundo Fabrício, já existe um projeto neste sentido que está dependendo da definição dos parceiros.

 

O prefeito disse ainda que as obras das avenidas Brasil e Terceira devem ser concluídas antes da temporada 2017/2018. Outra obra que também deve ficar pronta neste período é a conclusão do prolongamento da Quarta Avenida. Com relação aos espaços para comercialização do artesanato indígena, o prefeito argumentou que existe um projeto para estabelecer uma área para a venda dos produtos, mas, para implantá-lo, depende de acordo com as tribos, Funai e Ministério Público Federal.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê