Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Chimarrão muito quente aumenta risco de câncer de esôfago

Bebidas quentes, acima de 65ºC, devem ser evitadas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade divulgou este mês um relatório com estudos que comprovaram o perigo de ingerir líquidos extremamente quentes. De acordo com as pesquisas, a temperatura elevada contribui para o surgimento de câncer de esôfago. No Rio Grande do Sul, onde a população tem o hábito de tomar chimarrão, a incidência desse tipo de doença é até 5 vezes maior do que no restante do país.

“A água quente do chimarrão queima a mucosa do esôfago, e isso facilita a entrada de substâncias cancerígenas recebidas pela alimentação”, explicou o pesquisador Ricardo Gurski, chefe de cirurgia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele alerta que o câncer de esôfago é uma doença extremamente letal e difícil de ser diagnosticada precocemente. “Quando os sintomas aparecem, o câncer já está em um estágio avançado. Por isso, é importante que as pessoas realizem ao menos uma endoscopia ao completar 40 anos de idade.”

A fisioterapeuta gaúcha Karina Trindade bebe chimarrão todos os dias, sempre na temperatura mais elevada possível. “Mate morno não me agrada, prefiro pelando a língua mesmo”, afirmou. Ela disse ter conhecimento que a água muito quente prejudica a saúde e até admite beber em uma temperatura mais baixa. Abandonar o hábito, no entanto, está fora de questão. “Eu não me vejo parando de tomar chimarrão. Minha relação com ele é de amor, mesmo. Faz muita falta. É algo que me liga muito ao meu estado.”

O costume do mate gaúcho também conquistou o professor de engenharia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Andrei Holanda. Ele se habituou à bebida durante os 17 anos em que morou no Rio Grande do Sul, antes de se mudar para o Rio de Janeiro, onde vive há cinco anos. “Tomo antes do almoço, no fim da tarde, e sempre faço um mate para estudar ou trabalhar”, conta o engenheiro, que garante tomar cuidado para que a água não fique quente demais.

O professor Gurski concordou que não há necessidade de largar o costume. “A questão não é o fato de beber água quente, em si, mas o quanto a pessoa se expõe ao volume e à temperatura elevada da água e a periodicidade com que isso acontece”, explicou o pesquisador. Ele ressalta ainda que o relatório da OMS considera perigosas apenas temperaturas acima de 65ºC e dá uma dica simples para avaliar se o chimarrão está quente demais para o consumo: “Antes de beber, se a pessoa tentar deixar o dedo na água por até 30 segundos e não suportar o calor, é porque o líquido não está na temperatura adequada. Nesse caso, o chimarrão certamente vai queimar o esôfago”.

Outras bebidas
O estudo da OMS apontou que a temperatura elevada das bebidas é o fator que contribui para o surgimento do câncer de esôfago. Por isso, o risco não é exclusividade do chimarrão. “Qualquer bebida quente consumida a 65ºC ou acima é provavelmente cancerígena para o esôfago”, disse o pesquisador Luis Felipe Ribeiro Pinto. Ele e a professora da Uerj Adriana Farah são os únicos brasileiros, entre 23 cientistas de vários países, a participar da reunião da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer, órgão da OMS, que avaliou o efeito de bebidas quentes como café, chá e chimarrão.

“A erva-mate fria não tem nenhum problema de ser consumida, porém, quente como chimarrão ou qualquer bebida, acima de 65ºC, ela foi classificada como provavelmente cancerígena para o câncer de esôfago”, explicou o cientista.

Segundo o pesquisador, o câncer de esôfago, em brasileiros, é o sexto mais comum entre os homens e o 12º entre as mulheres. Surgem anualmente 8 mil novos casos entre os homens e 3 mil entre as mulheres. No Rio Grande do Sul, o número de casos novos é de 2,5 vezes a 5 vezes o número de casos novos no resto do país. “A razão para isso é, provavelmente, o consumo de chimarrão em temperatura de 65ºC ou mais.”

Luis Felipe Ribeiro Pinto destacou que o estudo trouxe uma boa notícia para quem gosta de consumir café. “O café havia sido classificado como possivelmente cancerígeno, principalmente, com a associação com o câncer de bexiga. A boa novidade é que esta classificação caiu e agora [o café] é um composto 3. Na verdade, foi comprovado que ele não causa câncer em cinco órgãos, mama, próstata, pâncreas, fígado e endométrio, sendo que para endométrio e o fígado ele é fator protetor.”

O pesquisador, que também é vice-presidente do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), afirmou que o câncer de mama é o mais comum entre mulheres e o de próstata, frequente entre os homens no Brasil. “Isso não é devido ao café. O brasileiro pode consumir o seu café tranquilamente e sem nenhum problema. Para um dos países que mais consomem café, é economicamente um fator muito importante. É um grande resultado essa avaliação da Agência Internacional para pesquisa em Câncer.”

Os estudos comprovaram, ainda, que o café feito em máquina também não provoca efeitos cancerígenos, porque que o produto atinge temperatura em torno de 50ºC e 55ºC. “Então não é o café que representa o risco normalmente. O que representa risco é aquele que está muito quente, em volume muito alto”, completou o cientista.

Fonte: EBC

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina