Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC

Condutores da Tocha Olímpica em Itajaí: Dario dos Passos Filho

Condutores da Tocha Olímpica em Itajaí: Dario dos Passos Filho

O professor e treinador Dario Rebello dos Passos Filho será condutor da Tocha Olímpica Rio 2016 em Itajaí, no dia 12 de julho. Dário foi escolhido pelo comitê organizador local e fará parte do seleto grupo de 32 pessoas que passarão pelas ruas da cidade com o símbolo olímpico. Além do professor do Colégio São José, o comitê escolheu outras três pessoas para representarem a cidade durante o revezamento. Os demais condutores foram escolhidos pelos patrocinadores oficiais das Olimpíadas Rio 2016.

Na manhã do dia 12, desde as 10 horas, a cidade estará se preparando para a chegada do símbolo olímpico. Em frente à Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento haverá apresentações artísticas, culturais e esportivas de escolas e grupos culturais de Itajaí. O palco servirá de concentração para a população e de ponto de apresentação da tocha para toda a cidade, além do percurso pelas ruas.

Trajetória vitoriosa no handebol, superação das adversidades e expectativa de conduzir a tocha olímpica

Uma tragédia pessoal não impediu Dario Rebello dos Passos Filho de manter-se firme em suas convicções de utilizar o esporte como ferramenta na formação de jovens atletas comprometidos e engajados. Em 1991, um acidente de trânsito deixou Dário paraplégico. Apesar disso, ele jamais abandonou seu ideal: o Handebol. “Desde 1972, quando eu comecei no esporte, ele passou a ser tudo na minha vida. Na época, eu já estava envolvido com esporte aqui no Colégio São José e depois, em 1974, quando começaram os Jogos Abertos em Santa Catarina, eu trouxe o handebol para Itajaí.”

Para o treinador, a maior conquista de todo atleta supera os resultados em quadra. “O esporte me ensinou que não existe conquista individual. Num esporte coletivo, os resultados só são obtidos se houver comprometimento, doação e espírito de equipe. A união e o congraçamento são os melhores efeitos do esporte na sociedade”, afirma.

Ao comentar sobre a possibilidade de carregar a Tocha Olímpica, o professor lembra com carinho da oportunidade de acender a pira olímpica dos Jogos Abertos de Santa Catarina de 2014, em Itajaí: “No JASC em Itajaí, quando eu acendi a pira, já foi emocionante.” Mesmo assim, Dario não consegue mensurar a emoção de ser condutor do símbolo olímpico. “Eu não consigo administrar, ou tentar qualificar esse momento que me aguarda. Eu acho que vai ser um momento único tão esperado. É muita alegria, é desconcertante, é inebriante. Só vou poder saber tudo que eu vou sentir no dia mesmo. Será um momento único. Não vou ter outra chance, vai ser agora ou nunca”.

O espírito olímpico contagia não só os condutores, mas toda a comunidade “Os pais e as crianças do colégio já estão todos sabendo que eu sou um dos condutores e estão muitos entusiasmados. Gostaria de passar aqui na frente do colégio porque vai ser muito bom”, almeja o professor Dario. “Itajaí nesse dia vai aparecer mais uma vez no mapa. Itajaí é uma das cidades mais bem faladas do Brasil e vai aparecer na mídia, nos jornais, na tevê mostrando o que é a nossa força”.

Dário tem uma trajetória vitoriosa no handebol. Atuando na Educação Física há 43 anos, ele é técnico de Handebol Feminino de Itajaí desde 1974. Em 1984, fundou a associação “Amigos do Handebol de Itajaí – AHI”, com o objetivo de angariar recursos para que a equipe de handebol feminino pudesse participar de campeonatos. Recebeu o Troféu “Jornaleiro”, em 1997, e, em 2003, a Comenta do Mérito Desportivo outorgada pelo Conselho Estadual de Desportos, além da placa – “Comendador” pelos trabalhos no Esporte, homenagem da comunidade educativa do Colégio São José.

Em 2006, recebeu o troféu “Onadir da Silva Tedéo de Educação”, oferecido pela Câmara de Vereadores de Itajaí e premiado com a Medalha do Mérito da Educação Física em 2014. Com o Handebol Feminino de Itajaí conquistou o título de Campeão Brasileiro Juvenil, em 1987; Vice Campeão Sul Americano, em 1994 e vice-campeão Brasileiro nos anos de 1989, 1990, 1992 e 1993. Foi também vice-campeão dos JABS em 1992, 1993 e 1997. Foi campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina por 13 vezes, sendo nove vezes consecutivas ( de 1986 a 1994) e também nos anos de 1994, 1996, 1997, 2003 e 2004. Hoje, Dario atua na Fundação Municipal de Esportes de Itajaí como auxiliar técnico e orientador educacional no Colégio São José.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina