Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Conheça a APAC, a cadeia sem policiais nem armas que recupera 90% dos detentos

As duas chacinas ocorridas em penitenciárias do norte do país nesta semana chocaram o Brasil. No dia 1º, 56 presos foram mortos em Manaus, em um conflito entre duas facções. Cinco dias depois, outros 33 presos morreram em um presídio de Boa Vista. O rastro de sangue – que está longe de ser um “acidente”, como o chamou o presidente Michel Temer – deixa uma pergunta importante: existe alternativa para o sistema carcerário no Brasil?

Quem diria: o Brasil, país com a quarta maior população carcerária do mundo, onde 82% dos ex-presidiários voltam a cometer crimes, é o lugar de origem de um sistema prisional revolucionário, que já foi exportado para mais de vinte países e que chegou a ter o nome do seu criador cogitado para o Prêmio Nobel da Paz. Trata-se do método APAC, criado por Mario Ottoboni na década de 1970 em São José dos Campos (SP).

O princípio básico da APAC – Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – é que ninguém é irrecuperável e todo homem é maior que o seu erro. Por isso, lá não se fala de prisioneiros, mas de recuperandos ou reeducandos, e o presídio tem outro nome, Centro de Reintegração Social.

Mas a mudança não está só nas nomenclaturas: nas APACs não há polícia, guardas, circuito interno de televisão, armas, algemas nem carcereiros. Os próprios recuperandos ficam com as chaves e fazem a segurança. Eles devem trabalhar, estudar e aprender uma profissão. Cada um tem uma cama macia, o banho é quente e a comida é adequada – boa parte da alimentação vem da plantação mantida pelos presos. É incentivada a proximidade da família e a prática religiosa. Além disso, nenhum preso fica sem assistência jurídica. As transgressões são punidas com o retorno a um presídio comum.

O resultado é claro: o índice de reincidência é de 8,62%. As tentativas de fuga são raríssimas – com frequência dependentes químicos em crise de abstinência. E nesses mais de 40 anos desde a criação do método, nenhuma rebelião, nenhum homicídio, nenhum motim. Tudo isso com um custo de cerca de um salário mínimo e meio por preso por mês – nas prisões comuns, esse valor chega a quatro salários mínimos.

“Há disciplina, hora para tudo. E muito respeito pelo ser humano”, conta Ottoboni, 84 anos, um advogado com formação em ciências sociais e políticas, que desenvolveu o método APAC em plena ditadura militar com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sobretudo de dom Paulo Evaristo Arns, dom Ivo Lorscheiter e dom Luciano Mendes de Almeida.

Hoje, o método é reconhecido como alternativa de humanização do sistema penitenciário pela Prison Fellowship International, organização não-governamental que atua como órgão consultivo da Organização das Nações Unidas em assuntos penitenciários. Charles Colson, assessor jurídico do ex-presidente norte-americano Richard Nixon, chegou a cogitar o nome de Ottoboni para o Nobel da Paz.

“Muita gente importante, que se beneficia do que acontece no sistema carcerário brasileiro, não quer que mude”, denuncia fundador do modelo

Ottoboni é franco na denúncia do atual sistema carcerário brasileiro, que conhece bem. “Eu frequento cadeias desde 1972, ao contrário de secretários da Justiça, governadores, ministros que nunca colocaram o pé em uma cadeia. Quando vão, chegam cercado de jornalistas. Eu conheço o dia-a-dia”, diz ele, em entrevista ao R7.

“As presidiárias do Brasil são masmorras nojentas. Não são escolas de crime. São faculdades. A pessoa sai da cadeia revoltada, disposta a devolver ao sistema o que recebeu. Se o país o fez passar por todo tipo de humilhação possível, devolverá na mesma moeda. Até pior.”

Para Ottoboni, a situação do sistema carcerário brasileiro não é por acaso. “Lógico que há quem se beneficie. O custo de cada preso nestas cadeias é absurdamente caro. Se o dinheiro que o Estado gasta realmente chegasse ao preso, ele teria uma vida de luxo. O que se paga aos fornecedores de comida, uniforme é absurdo. Sem controle. Muita gente importante, que se beneficia do que acontece no sistema carcerário brasileiro, não quer que mude. Ele movimenta muito dinheiro”, afirma.

É o que favorece a atuação de facções criminosas. “O sujeito quando é preso fica abandonado à própria sorte pelo governo”, diz Ottoboni. “Sem ter o que fazer, enjaulado, abusado, humilhado. E aí as facções oferecem proteção, dinheiro, droga, mordomias na cadeia, proteção à família que está fora. O sujeito aceita. Só que vai ter de pagar por tudo isso. Vira um operário do crime organizado. Sai muito pior do que entrou. E ainda completamente comprometido com as facções. O governo finge que não sabe. Ou melhor, não quer nem saber”, denuncia.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)