Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

Conselheiros Fiscais das Unimeds do Oeste são capacitados em Chapecó

A Federação das Unimeds de Santa Catarina com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop) promoveu no último fim de semana, na sede da Unimed Chapecó, o curso para Conselheiros Fiscais das singulares na região. O objetivo foi apresentar ferramentas para o desenvolvimento de habilidades de gestão estratégica nas sociedades cooperativas e, com isso, prepará-los para tomada de decisões, visando a segurança do quadro social da entidade.

A capacitação, de 12 horas, reuniu representantes de Chapecó, Joaçaba, Mafra, Videira e Xanxerê e fez parte de uma programação que contempla todas as regiões do Estado.

O assessor jurídico da Federação das Unimeds de Santa Catarina, Paulo Teixeira Morínigo, abordou as questões jurídicas como a Lei do Cooperativismo – 5764/71 e o Código de Defesa do Consumidor. “Em termos gerais, o foco é habilitar os médicos para desempenhar a função de Conselheiros Fiscais nas cooperativas durante mandato de um ano”.

Morínigo realçou que, ao considerar a complexidade na área de operadora de plano de saúde e a responsabilidade crescente no exercício da função, é fundamental que os Conselheiros Fiscais estejam em um processo contínuo de aprendizagem. Afinal, eles têm a função de fiscalizar para que a administração da cooperativa esteja em conformidade com as normas legais, além de contribuir para o equilíbrio e crescimento de sua Unimed.

O gerente executivo de controladoria da Federação das Unimeds, Donato Hoepers, explanou sobre os aspectos da contabilidade. “A intenção foi mostrar a importância do controle de patrimônio e abordar os balancetes realizados mês a mês para que os Conselheiros possam saber como agir em sua singular quando o contador apresentar essas informações”.

Além disso, abordou a análise de balanço (dos últimos três anos) que é focada na avaliação por meio dos índices econômicos e financeiros e, por último, falou sobre os pontos importantes sobre como elaborar uma ata, como pedir certidões negativas e entender o funcionamento da empresa de auditoria externa.

Para o médico cirurgião pediátrico, cooperado à Unimed Chapecó, Dr. Alberto Stolt, a atualização de conhecimentos é estratégica para que, ao exercer a função de Conselheiro, seja possível identificar possíveis problemas, contribuir na busca de soluções e manter uma gestão eficiente.

O clínico médico e especialista em Medicina do Trabalho, cooperado à Unimed Videira há cerca de 20 anos, Dr. Gilmar Linck Duarte, ressaltou que este tipo de capacitação é essencial para que seja possível, em parceria com a gerência, manter a saúde da cooperativa médica em boas condições. “Os conhecimentos adquiridos no curso combinam com a realidade de desempenhar adequadamente a função no qual fomos eleitos”.

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu