Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Cooperativas catarinenses de transporte discutem assuntos de interesse do ramo

Representantes de cooperativas do ramo transporte do Estado de Santa Catarina se reuniram, na última semana, em São José, na Grande Florianópolis, para discussão de assuntos de interesse do ramo. O evento contou com a participação de 22 pessoas de 10 cooperativas registradas na Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC). Além do Diretor Superintendente da OCESC, Neivo Luiz Panho, esteve presente na ocasião a Gerente Técnica e Econômica da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Clara Pedroso Maffia.

O principal assunto discutido foi o PL 4860/16 que trata do Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas. No texto substitutivo, apresentado na quarta-feira (12) e em avaliação na Comissão Especial destinada a emitir parecer sobre o referido PL, dois pontos são especialmente prejudiciais ao ramo. O primeiro trata da criação de uma nova categoria de transportador, ETPP – Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas de Pequeno Porte, que seria a única possibilidade de Pessoa Jurídica associar-se a uma cooperativa de transporte. De acordo com o texto, cooperativas podem ter em seu quadro social apenas TAC – Transportador Autônomo de Cargas ou ETPP.

O segundo ponto controverso do texto substitutivo diz respeito à responsabilização da cooperativa e cooperado, isto é, a cooperativa responde civilmente pelos atos de seus cooperados durante o transporte pela qual ela é responsável.

O texto substitutivo foi enviado pela OCESC para todas as cooperativas do ramo no Estado, inclusive as que não participaram da reunião. Até o dia 20 de julho será recebido as contribuições das cooperativas e no dia 26 de julho, será realizada videoconferência com a OCB para alinhamento do discurso com relação ao texto substitutivo para, dessa maneira, a OCB poder agir junto aos parlamentares no intuito de defender as reivindicações das cooperativas do ramo.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)