Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zEsporte zz Esporte BR

Copa Yacht Club Paulista define campeões da temporada 2016

A temporada náutica de 2016 consagrou a Copa YCP (Yacht Club Paulista) como uma das principais competições do calendário nacional. Ao longo do ano foram nove etapas na Represa Guarapiranga, com aumento de 50% em relação aos participantes de 2015. A segunda edição do campeonato atingiu 400 velejadores e 180 embarcações de 20 classes.

O sábado (26), último dia de competição, foi marcado pelo vento de sul a sudoeste entre oito e dez nós (14 a 18km/h), o que permitiu ao diretor da Comissão de Regatas, Dionysio Sulsbeck, organizar duas largadas para cada classe, com regulamento de Medal Race, ou seja, pontuação dobrada. Entres as classes mais numerosas, confirmaram o título: Eduardo Guimarães – YCP (Laser Standart), André Frimm – CCSP (Laser Radial), Caio Prado e Carlos Ney Ribeiro – YCSA (Snipe), Ricardo Valério – YCP (Finn), YCP Sailing Team Pajero – André Fonseca (HPE 25).

Largada da classe Snipe na Represa e Guarapiranga. Foto J Mendes/YCP

Largada da classe Snipe na Represa e Guarapiranga. Foto J Mendes/YCP

A Laser recebeu o troféu transitório Joerg Bruder, entregue ao coordenador de classe Nicolas Garcia (YCSA), considerado o mais ativo do ano por ter levado mais barcos à raia. “Para nós da classe Laser é uma imensa satisfação ter a vela agitando a represa durante todo o ano. Nossos velejadores ficam muito mais motivados” declarou Nick, também velejador da Laser. A FEVESP (Federação de Vela do Estado de São Paulo) premiou ainda os atletas juniores em destaque nas classes Laser e Snipe, com mil reais cada. Na Snipe, os vencedores foram Paulo Abi Eçab e Charles Daniel. Na Laser, José Hackerott.

Para a próxima temporada, o diretor de vela do YCP, Alberto Hackerott, espera ratificar o crescimento da Copa por meio de alianças com clubes parceiros. “Em 2017 a Copa YCP será Copa Paulista. Nosso objetivo é atrair ainda mais barcos, mantendo o padrão de qualidade, motivo do sucesso nos dois últimos anos. Também recebemos muitas solicitações de velejadores das classes mais participativas (Laser e Snipe) de levarmos algumas regatas no mar. Organizaremos um terço das etapas em Santos e dois terços na Guarapiranga, devido à parceria recém-firmada com o Iate Clube de Santos (ICS)“,

Duelo na classe Laser. Foto J Mendes/YCP

Duelo na classe Laser. Foto J Mendes/YCP

A entrega de prêmios aos líderes do ranking anual tomou conta do YCP logo após as regatas finais. Entre muitas atrações, foram sorteados prêmios no valor de R$ 12mil, ofereceidos pelos patrocinadores: North Sails, Regatta Náutica, Luiz Náutica, Carretas Náuticas Gagliotti, Magic Ezy, Jornal Almanáutica e FEVESP. A festa se estendeu até a madrugada. Depois do jantar coordenado pela chef Sandra Hackerott a balada da vela ficou por conta de DJs, regada ao tradicional chopp do YCP.

Confira os campeões da Copa YCP 2016:
Laser Standart – Eduardo Guimarães (YCP)
Laser Radial – André Frimm (CCSP)
Snipe – Caio Prado e Carlos Ney Ribeiro (YCSA)
Finn – Ricardo Valério (YCP)
HPE 25 – YCP Sailing Team Pajero
Day Sailer – Arno Buchli Junior (ASBAC)
MT19 – Caio Cesar Luchini e Marcos Cesar Luchini (CCC)
Dingue – Fabio Bruggioni e Luca Bruggioni (YCP)
Laser 4.7 – Felipe Fonseca (YCSA)
HC16 – José M. Beato Luana Sousa (SPYC)
Lightning – José Hackerott e Eric van Deursen (YCSA)
Star – Fábio Bodra e Henrique Cabette (YCSA)
Tornado – Tomas e Phillip Hofmeister (YCP)
5.5 Class – Dick Andersen, Ruy e Henry (YCP)
A-Class- Raymond O’Keeffe (CCSP)
Flash 165- Claudio Santos e Paulo Vilares
Poli 19 – João Carlos Maranhão, Marcelo e Elaine (ASBAC)
Optimist – Gabriela (YCP)

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com

Posts Relacionados

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto