Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Cuidados com a Dengue devem ser reforçados no verão em Balneario Camboriu

Com a temperatura mais elevada, o nível de chuvas aumentando a população precisa ficar ainda mais atenta com a proliferação da dengue, em decorrência da elevação dos focos de água parada. É importante que a população siga algumas recomendações.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Combate a Dengue, Márcio Cristiano Passing, até o presente momento foram detectados e eliminados 844 focos, sendo 381 focos no Centro, 167 focos no Bairro das Nações, 62 focos no Bairro dos Estados, 56 focos no Bairro Ariribá. “A maioria dos focos foram coletados nas armadilhas, o Município possui uma rede sendo 303 armadilhas que são visitadas semanalmente. Além disso, são realizadas visitas domiciliares em busca de criadouros onde são eliminados e ou tratados com larvicida, além das devidas orientações aos moradores e visitantes da cidade com os cuidados que devemos ter neste período”, destaca.

Também são atendidas denúncias e reclamações a possíveis locais que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, feitas pela população através da Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800644-3388 ou 3267-7024.

Passing ressalta que no verão os trabalhos são intensificados pelos agentes de combate as endemias no sentido de eliminar ao máximo possíveis criadouros e orientar a população em geral sobre os riscos com acumulo de água. “Por fim é de suma importância que a população nos ajude no enfrentamento ao Aedes aegypti, não deixando possíveis depósitos que possa ser de criadouro para o vetor Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, precisaram da população como um aliado nessa luta”, salienta.

A dengue é uma doença infecciosa febril transmitida por um mosquito e dura em torno de 10 dias. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos.  O mosquito leva de 7 a 10 dias para passar do ovo à fase adulta. Já no verão, devido a elevação da temperatura,  o ciclo evolutivo do mosquito leva de 5 a 7 dias.

Dicas para prevenir a proliferação do Aedes aegypti:
– Eliminar qualquer objeto ou material que possa acumular água e servir de criadouro para o vetor Aedes aegypti;
– Manter caixas de água e reservatórios de águas fechados e vedados;
– Armazenar pneus em local coberto;
– Eliminar de plantas que possam acumular água;
– Manter calhas e lajes limpas e secas;
– Piscinas limpas e tratadas;
– Receber e acatar as orientações dos agentes de combate às endemias.

Posts Relacionados

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)

Startup chapecoense conquista 2°lugar e prêmio de R$ 90.000,00 em evento estadual

Conheça as startups selecionadas para a 1ª edição do BRDE Labs SC Venture