Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc z.Destaques

Danças urbanas e contemporâneo são atrações da sexta noite competitiva do Festival de Joinville

Não é à toa que a sexta e a oitava noites da Mostra Competitiva do Festival de Dança de Joinville misturam, em sua programação, coreografias de danças urbanas e dedança contemporânea. Enquanto a primeira desperta gritos de satisfação da plateia durante as performances, a outra chega a deixar pontos de interrogação nas expressões dos espectadores que não estão acostumados ao gênero. Por isso, colocá-las na mesma noite provoca o intercâmbio entre bailarinos e coreógrafos e colabora na troca de conhecimentos.

Para o coreógrafo Luis Ferron, que integra a banca de jurados de dança contemporânea, a diferença de reações que cada gênero provoca é natural e, provavelmente, inalterável. Enquanto as apresentações de danças urbanas causam o prazer de assistir à jovialidade e o vigor de bailarinos que utilizam a força e a energia, a dança contemporânea não evidencia um ponto de identificação fácil ao público.

– Da mesma forma que o balé clássico, as danças urbanas têm o apelo popular do virtuosismo, da superação do ser humano, aquele mesmo que temos ao assistir, por exemplo, uma competição de ginástica olímpica – avalia Ferron.

Segundo ele, o fato de as danças urbanas estarem na mídia, com músicas populares e modernas, também facilitam a identificação. Já a dança contemporânea, assim como as artes visuais e a música que ganham o mesmo título, não reproduz a a cultura popular, já que é pautada pela criação.

– Ela não encontra adesão no mundo inteiro – explica o coreógrafo – mas, no Brasil, também não temos uma educação para formação nas artes que nos estimule a apreciar obras de arte.

No ano passado, apenas uma coreografia conquistou primeiro lugar em dança contemporânea na Mostra Competitiva – o Espaço Artístico Nicole Vanoni, em duo sênior, que volta ao palco do Festival na oitava noite competitiva – o que significa que, na noite de hoje, as 13 coreografias apresentadas passaram pela seleção. Já em danças urbanas, o Grupo Sigma e a Street Extreme Cia. de Dança, ambas de Curitiba, se apresentam após terem conquistado o primeiro lugar em suas categorias no 33º Festival.

Agende-se:

O QUÊ: 6ª noite da Mostra Competitiva.
QUANDO: hoje, às 19 horas.
ONDE: Centreventos Cau Hansen (avenida José Vieira, 315).
QUANTO: ingressos variam entre R$ 20 e R$ 100, à venda na bilheteria do Centreventos a partir das 13 horas e no site festivaldedanca.com.br.

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana