Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR Notícias

Descubra investimentos além da Bolsa de Valores

Descubra investimentos além da Bolsa de Valores

Na hora de investir, a Bolsa de Valores parece ser a única opção para que nosso dinheiro possa render. Mas não se apegue muito a essa ideia.

Por quê?

Existem outras opções de investimentos além da Bolsa de Valores.

Segue algumas delas a seguir:

Investimento CDB e LC

Ambos são investimentos muito semelhantes, e consistem em aplicações de renda fixa rentáveis e de baixo risco. Você pode optar pela opção de saber exatamente quanto o seu dinheiro irá render, ou então, acompanhar as taxas de juros no mercado.

 

CDB (Certificado de Depósito Bancário) e LC (Letras de Câmbio) são emitidos para que instituições financeiras e bancos possam conseguir dinheiro para assim, financiar suas atividades de crédito. E essa é exatamente a diferença entre as duas: enquanto o CDB é emitido por bancos, o LC é emitido por financeiras.

Como o investimento CDB funciona?

No momento em que você aplica em um CDB, você está emprestando dinheiro ao banco durante um prazo específico. Assim que o vencimento for atingido, o banco te devolve a quantia que você investiu com acréscimo de uma taxa de juros. A ideia é mesma de emprestar dinheiro para o governo por meio de aplicações em títulos públicos.

Tipos de rentabilidade de CDB

O retorno por meio dessa aplicação pode ser prefixado ou pós-fixado. Confira abaixo as diferenças:

CDB prefixado: nesse modelo, você já conhecesse sua rentabilidade no momento em que faz a aplicação, sendo assim, saberá o valor final do dinheiro que irá receber na data de vencimento do título.

CBD pós-fixado: já nesse outro caso, você só ficará sabendo o valor rendido somente ao final do prazo. No modelo pós-fixado, o rendimento segue a variação de um indexador, que normalmente é o CDI. Temos como exemplo, 90% do CDI.

Prazo de investimento CDB

Os prazos encontrados no mercado para esse modelo de aplicação costumam ser mais curtos, variando entre 1 e 3 anos. Pode-se achar prazos de 5 anos, também. Fique atento ao banco e o modelo de investimento que ele segue, pois é possível resgatar seu CDB tanto ao final do prazo, quanto a hora que desejar. Escolha o banco que segue os padrões que você deseja.

Diferenças entre CDB e LC

Separamos alguns tópicos para avaliação dos dois modelos de investimento.

Vantagens

CDB: Sem cobrança de taxa de administração para realizar o investimento, risco baixo e cobertura do FGC e alguns CDBs ainda oferecem liquidez diária.

LC: Risco baixo e cobertura do FGC, grande parte das LCs possuem rendimento acima de 100% do CDI e não cobra taxa de administração.

Riscos

CDB: O maior risco desse modelo de investimento é o banco ir à falência e não poder cumprir com seus compromissos e por essa razão a segurança do FGC é importante.

LC: Assim como o CDB, o maior risco é a financeira quebrar.

Garantia

CDB: Cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) de até R$250.000 por emissor e CPF.

LC: Costuma seguir os mesmos padrões do CDB

Liquidez

CDB: Você pode encontrar alguns CDBs com liquidez diária, o que se torna uma boa opção para quem necessita de recursos antes do prazo de vencimento.

LC: Já nesse modelo, você receberá seu dinheiro apenas no final do prazo. No entanto, poderá encontrar LCs com resgate antecipado, mas normalmente há carência de 30 dias, por exemplo.

Investimento mínimo

CDB: Costuma ser baixo principalmente em corretoras que distribuem CDB de instituições menores e bancos de porte pequeno e médio.

LC: Não existe realmente um valor mínimo para investir em LC.

Tributação

CDB: Para resgates realizados antes de 30 dias, há incidência de IOF. No mais, a cobrança dos impostos segue a tabela regressiva (22,5% para aplicações de até 180 dia até 15% para investimentos acima de 720 dias.

LC: Segue o mesmo modelo de Imposto de Renda e Operações Financeiras que o CDB.

 

Agora que você já sabe mais formas de investimento além da bolsa de valores, escolha seu modelo ideal e comece a faturar.

Posts Relacionados

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

11,4% – Inadimplência atinge o menor nível desde 2022

MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil

Mercur lança nova marca no ano do seu centenário

Empreendedorismo com propósito