Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado nos Núcleos de Educação Infantil

Nesta terça-feira (18) é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. Em Balneário Camboriú, a literatura já faz parte da rotina dos alunos, mas para marcar a data, diversas ações foram realizadas nos Núcleos de Educação Infantil. O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em 2002 em homenagem a Monteiro Lobato, referência na literatura infantil no Brasil. Dia 18 de abril é a data de nascimento do escritor.

No NEI Taquaras, até quinta-feira (20) será realizada a Semana Literária – “Literatura – A Arte da palavra”. Nesta segunda-feira (17), pela manhã teve contação de história “O patinho feio” realizada com ajuda dos alunos do 9º ano do CEM Taquaras e durante a tarde a atividade se repetiu com outro tema de narrativa. Nesta terça-feira, pela manhã teve Contação de história “O pulo do gato” de Monteiro Lobato, seguida de oficina de culinária com bolinho de chuva. Já a tarde, os alunos terão literatura com cinema. Em homenagem ao aniversário de Monteiro Lobato, as professoras irão usar fantoches para apresentar os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, seguida de filme de animação.

No Nei Vovô Alécio foi feita apresentação teatral a partir da releitura da frase “Ainda acabo fazendo livros onde as crianças possam morar” de Monteiro Lobato. No NEI Santa Inês houve apresentação do teatro a partir da literatura “Quem roubou os meus livros”. Já no Núcleo Pequeno Mundo e demais unidades foram feitas atividades do projeto de literatura.

Ao contar história, as educadoras despertam nas crianças a curiosidade e a imaginação, proporcionando o aprendizado por meio de momentos lúdicos. Além disso, a literatura ajuda no processo intelectual das crianças, compreensão de valores éticos e de convívio social, estimula emoções e é uma fonte inesgotável de aprendizado nas mais diferentes áreas.

Sobre Monteiro Lobato

Escritor vinculado ao Pré-modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.

Nascido em Taubaté, estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato transformou-se em “gás inteligente” — definição bem-humorada que costumava dar à morte — no dia 04 de julho de 1948. Durante seus 66 anos de vida contribuiu intensamente para a literatura brasileira, transformando-se em referência no assunto.

(Fonte: Brasil Escola)

________________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)