Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Escolas particulares de Curitibanos garantem inclusão de alunos com deficiência

Escolas atendem à recomendação do MPSC e aceitam alunos com deficiência sem cobrança de taxas adicionais.

Quatro escolas particulares do Município de Curitibanos garantiram o atendimento de alunos com deficiência sem a cobrança de taxas adicionais de matrícula. O atendimento nestes termos foi recomendado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e acatado pelas instituições de ensino.

Na recomendação, encaminhada em 2016, a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Curitibanos, com atribuição na área da infância e juventude, explicou que uma série de leis garantem o acesso à educação dos alunos com deficiência em simetria com os demais alunos. Entre as leis, citou a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, entre outras.

Lembrou, ainda, que as instituições privadas de ensino submetem-se às normas gerais da educação nacional e, portanto, devem matricular no ensino regular todos os estudantes, independentemente da condição de deficiência física, sensorial ou intelectual, além de ofertar o atendimento educacional especializado, promovendo a sua inclusão escolar.

Acrescentou o Ministério Público que não existe respaldo jurídico na legislação a inserção de qualquer cláusula contratual que exima as instituições privadas de ensino, de qualquer nível das despesas com a oferta dos recursos e serviços de apoio da educação especial, sendo que estas despesas devem integrar a planilha de custos da escola e socializado com todos os educandos.

Por fim, alertou que a legislação prevê que a discriminação do aluno em razão de sua deficiência – seja recusa da matrícula, cobrança de valores adicionais, ou por outras formas – é crime punível com reclusão de dois a cinco anos e multa de três a 20 salários mínimos.

Assim, o Ministério Público recomendou às escolas a realização da matrícula dos alunos com deficiência sem a cobrança de taxas adicionais; realizasse as adequações necessárias – estruturais, capacitação profissional, etc – para a prestação do serviço; e afixasse cartazes com os dizeres “Esta instituição de ensino não efetua a cobrança de taxas adicionais de matrícula para pessoas com deficiência. A oferta do atendimento educacional especializado integra a planilha de custos da própria entidade, nos termos da legislação pertinente”.

Ainda em 2016, duas das escolas – SENAC e Colégio Professor Juscelino Kubitschek de Oliveira – cumpriram integralmente a recomendação. No entanto, apesar de declararem aceitar alunos com deficiência sem a cobrança de qualquer taxa adicional, as outras duas escolas – Colégio Maria Imaculada e Centro de Educação Santa Teresinha – não afixaram os cartazes.

As duas escolas que cumpriram a Recomendação apenas parcialmente foram, então, notificadas pelo Ministério Público, sendo informadas de que a negativa poderia resultar no ajuizamento de ação civil pública. As escolas regularizaram a situação, conforme atestado por vistoria realizada no mês de abril.

Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina