Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR Notícias

Escolas públicas participam de projeto de educação ambiental

Carazinho (RS) é a primeira cidade do Brasil a aderir ao “Educação & Sustentabilidade”, ação que sensibiliza professores e alunos sobre Meio Ambiente e cidadania.

Oito escolas públicas de Carazinho, no Rio Grande do Sul, aderiram ao projeto “Educação & Sustentabilidade”, criado pelo professor e diretor da Escola de Escola Superior de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter, Rodrigo Berté. As instituições educacionais Eulália Vargas Albuquerque, o Patronato Santo Antônio, Alfredo Scherer, Capitão Aristides Gabriel, Piero Sassi, Pedro Pasqualotto, Pedro Vargas e Políbio do Valle já estão transformando em realidade ações de meio ambiente e cidadania.

 

A primeira fase, de capacitação dos professores, acaba de ser realizada e conceitos como sistema de compostagem dos resíduos de alimentos, economia de água e energia, gerenciamento de resíduos, implantação da horta mandala, separação de lixo em parceria com a comunidade, estão sendo colocados em prática tanto pela equipe profissional das instituições quanto pelos alunos.

 

Carazinho, que tem aproximadamente 60 mil habitantes, é a primeira cidade do país a implantar esse projeto e a ter um plano de gerenciamento de resíduos nas escolas. “Estamos começando por aqui, mas esperamos que o município sirva de exemplo para outras localidades. São ações positivas como esta que nos motivam como educadores, na construção de uma sociedade mais justa e responsável com as questões ambientais locais e do planeta”, afirma Berté.

 

Sandra Citolin, secretária de Educação, reconhece: “é um trabalho interessante e fundamental para o desenvolvimento de uma consciência sustentável, motivadora e que estimule ações de cuidados ambientais”.

 

Apoios

O projeto é desenvolvido pela Unibio com o apoio do Ministério Público Estadual, Promotoria Especializada de Carazinho, Dra. Adriana Costa, Secretaria Municipal de Educação e Cultura com a secretária e professora Sandra Citolin, o prefeito Milton Schmitz e a assessoria pedagógica da professora Janecir do Nascimento Marcon.

Posts Relacionados

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet

Impacto da Reforma Tributária nas empresas tech é um dos temas de evento gratuito dia 18 de março