Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc

Evento marca a Reinauguração da Biblioteca Pública Municipal

A Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior reabrirá as portas para a comunidade na próxima segunda-feira (17), a partir das 18h30. Na oportunidade, a Prefeitura de Itajaí realizará uma solenidade, no novo auditório da Biblioteca, que marcará a inauguração das obras de reforma interna com a apresentação do novo layout do local. E o “Anuário de Itajaí 2015”, editado pela Fundação Genésio Miranda Lins, será lançado no mesmo evento.

O Município investiu aproximadamente meio milhão de reais na reforma da Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior. As obras agora foram apenas internas, já que a parte externa foi reformada em 2012, e contemplaram um novo auditório, novo mobiliário, novos pisos, nova iluminação e nova pintura. Além disso, o local agora é totalmente acessível, com a instalação de rampas e portas automáticas.

A Biblioteca ainda receberá novos três mil livros para complementar o acervo de aproximadamente 26 mil obras.

Anuário de Itajaí

O Anuário de Itajaí foi criação dos jornalistas itajaienses Juventino Linhares e Jayme Fernandes Vieira, no distante ano de 1924. Os fundadores pretendiam que a publicação se fizesse a cada ano, para recolher notícias de acontecimentos relevantes da cidade, assim como dar publicidade a trabalhos literários e outras informações úteis aos leitores.

Essa primeira edição (hoje um volume raro e histórico) não foi seguida de outras, como era a intenção, até 1949, quando Marcos Konder e Silveira Júnior retomaram a edição do Anuário. Mais uma vez o periódico foi interrompido e em 1959 os jornalistas Laércio Cunha e Silva e Roberto Mello de Faria publicaram o Anuário do ano corrente e de 1960, em comemoração ao 1º Centenário do Município de Itajaí.

A publicação foi retomada pela Fundação Genésio Miranda Lins sem novas interrupções em 1998. Desde então, o Anuário serve de anais da Fundação Genésio Miranda Lins para a publicação daquilo que se produz em Itajaí e região nos campos da história, da literatura, das artes, dentre outros.

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana