Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Faxinal dos Guedes implementa programa de educação empreendedora em cinco escolas municipais

Considerado sucesso pelos expressivos resultados no oeste catarinense, o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do Sebrae/SC está em fase de implementação, com a parceria da Prefeitura, em cinco escolas municipais de Faxinal dos Guedes. O objetivo é estimular a criatividade, a iniciativa e o pensamento crítico, incentivando os estudantes a sonharem e realizarem seus sonhos, ou seja, a serem protagonistas de suas próprias vidas.

As atividades tiveram início com a capacitação de 40 professores com ênfase para a Fundamentação Metodológica da Educação Empreendedora. “Aprimoramos concepções, conceitos, comportamentos e atitudes empreendedoras. O momento foi especial para refletir e inovar sobre as práticas pedagógicas, resignificando o ato de ensinar e aprender com mais sabor, alegria e encantamento”, observa a consultora credenciada ao Sebrae/SC responsável pela capacitação Odilene Ozelame.

As atividades seguirão com a aplicação do JEPP aos alunos que trabalharão diferentes temas, aplicados de acordo com cada fase (ano) escolar e encerrarão com uma feira de empreendedorismo. Nas aulas, serão trabalhadas práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e desenvolver atributos e atitudes para gerenciar a própria vida (pessoal, profissional e social). “A ideia é quebrar paradigmas e promover o desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores nos alunos”, enfatiza a secretária municipal de Educação Cleusa Brusamarello.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, explica que a educação empreendedora para o ensino fundamental tem a pretensão de disseminar a cultura empreendedora e  despertar e fortalecer o espírito empreendedor dos alunos. “Com atividades lúdicas, a proposta pedagógica do JEPP sensibiliza os estudantes a tomarem decisões e a desenvolverem características para identificar oportunidades de inovações”.

A professora Daniela Droppa Casagrande, trabalhará o JEPP com os alunos do 1º ano na Escola Municipal Alexandre Antoniolli e com os estudantes do 4º ano na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, Distrito da Barra Grande. Ela observa que participou efetivamente da capacitação, o que proporcionou ótimos momentos de reflexão, motivação e de repensar na prática docente. “Vivenciei momentos únicos, os quais trouxeram alegria, bem-estar e vontade de melhorar ainda mais minha prática pedagógica”.

Segundo Daniela, o JEPP vem para fortalecer o desenvolvimento da aprendizagem das  crianças, as quais necessitam de caminhos amplos, seguros e enriquecedores que possam auxiliá-las para a vida adulta. “Essa capacitação veio ao encontro das dificuldades encontradas no âmbito escolar, pois estamos presos a uma era tecnológica que tem impossibilitado nossas crianças de pensar e agir. O JEPP traz a emoção, a realidade, a maneira de ser e de conviver em sociedade, além de atuar em todas as fases da vida. Com toda a certeza nossa colheita será produtiva e teremos jovens e adultos mais humanos”.

Em Faxinal dos Guedes, além da Escola Municipal Alexandre Antoniolli e Nossa Senhora Aparecida, o JEPP foi implantado nas seguintes instituições escolares municipais: Airo Ozelame, Santa Terezinha e Tereza Migliorini.

CONHEÇA O PROGRAMA

O JEPP é formado por nove cursos destinados aos alunos do ensino fundamental: O mundo das ervas aromáticas (1º ano), Temperos naturais (2º ano), Oficina de brinquedos ecológicos (3º ano), Locadora de produtos (4º ano); Sabores de cores (5º ano), Ecopapelaria (6º ano), Artesanato sustentável (7º ano); Empreendedorismo social (8º ano) e Novas ideias, grandes negócios (9º ano).

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)