Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc z.

Festa de São João pode se tornar patrimônio histórico, a solicitação partiu da vereadora Anna Carolina Martins (PSDB)

Festa do São João pode se tornar patrimônio histórico, a solicitação partiu da vereadora Anna Carolina Martins (PSDB)

O Conselho do Patrimônio Histórico de Itajaí decidiu tornar a Festa de São João patrimônio histórico imaterial do município. A solicitação partiu da vereadora Anna Carolina Martins (PSDB), que enviou o pedido em setembro de 2015. Embora a resposta seja positiva, a Fundação Genésio Miranda Lins não se disponibilizou a elaborar o dossiê, documento imprescindível para o tombamento. Apesar da incógnita, a iniciativa é o primeiro passo para garantir que a história da tradicional festa seja preservada.

 

Foi no final da década de 1950 que teve início a festa de São João. Na época os moradores decidiram realizar o evento para angariar recursos e melhorar as condições da pequena igreja da comunidade. Para homenagear São João Batista, os moradores acenderam uma fogueira no dia 24 de junho. A partir desse evento, a capela ficou conhecida como capela de São João, fato que acabou dando nome ao bairro. Em 1968 a capela ganhou o status de Paróquia.

 

“A festa é tradicional não só para quem mora no bairro, mas para toda a cidade de Itajaí. Aprofundar o conhecimento histórico e preservar a tradição são ações necessárias para valorizar a nossa gente, os nossos costumes”, frisa Anna Carolina.

 

Apesar de responder favoravelmente à solicitação, feita 9 meses atrás, o presidente do Conselho e Superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, Antônio Carlos Floriano solicitou a própria parlamentar a confecção de um dossiê sobre a festa. Comumente feito por especialistas, o documento é imprescindível para a conclusão do processo de tombamento.

 

“Como esse dossiê é condicionante para realização do tombamento, estamos fazendo esse levantamento, procurando relatos de moradores e fotos históricas”, explica a parlamentar, que solicitou auxílio dos itajaienses.

 

(Anexo segue resposta da solicitação)

 

Mais informações:

Vereadora Anna Carolina (47) 9965-2838

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana