Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

FIESC promove aula inaugural para receber estudantes do Programa Novos Caminhos

Capacitar profissionalmente os adolescentes a partir dos 14 anos que, ao completar 18 anos, deixam os programas de acolhimento e qualificá-los para a inserção no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do Programa Novos Caminhos, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).

Na noite dessa quarta-feira (7) cerca de 30 jovens foram recepcionados durante aula inaugural no SENAI Chapecó. A turma do Programa Novos Caminhos deste ano terá uma série de atividades que contribuirão para sua vida pessoal e profissional. Os adolescentes participarão de encontros com cursos e palestras no Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC), Serviço Social da Indústria (SESI/SC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial  (SENAC/SC).

Entre os temas que serão abordados estão postura profissional para o mundo do trabalho, criatividade, flexibilidade e inovação, liderança, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, organização e planejamento, ética, significado do trabalho, educação ambiental, finanças pessoais, propriedade intelectual, tecnologia da informação e da comunicação, fundamentos de logística, desenho arquitetônico, informática e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O juiz da Vara da Família, Infância e Juventude de Chapecó, André Millani, disse que o programa é de extrema importância para a formação dos jovens. “Foi um divisor de águas no sistema de acolhimento, sem ele os caminhos desses jovens seriam outros. É um projeto excepcional com o intuito de inserir no mercado de trabalho os jovens acolhidos com pouca projeção de serem direcionados para adoção, contribuindo para sua autonomia. As instituições parceiras proporcionam amparo social, afetivo e fornecem princípios para que sejam bons cidadãos”, frisou.

O Novos Caminhos integra o Movimento Santa Catarina pela Educação e está na base da cultura do sistema FIESC e SENAI, que é a educação. “É um programa que realmente coloca a educação como um fator importante de mudança na medida em que disponibiliza diversos cursos e a oportunidade de inserção no mundo do trabalho justamente para quem mais precisa”, enfatizou o diretor regional Oeste do SENAI, João Roberto Lorenzett. Conforme o desempenho dos jovens, pode ser disponibilizado para eles um curso técnico de forma gratuita. “Depende do esforço dos adolescentes de comparecer nas aulas e permanecer no programa. Já temos jovens que estudam no SENAI e outros cursando engenharia”, complementou.

Desde que iniciou, mais de 100 jovens participaram das atividades. “O Novos Caminhos se reveste de importância diferenciada, pois se apresenta como uma possibilidade concreta desses jovens vencerem na vida. Todo o conteúdo que eles terão acesso se transformará em uma plataforma muito bem estruturada para oportunizá-los transformar verdadeiramente suas vidas”, enfatizou o diretor regional Oeste do SESI, Claudemir José Bonatto.

O Programa Novos Caminhos iniciou as atividades em 2013 e, neste ano, passou a contar também com a parceria da Fecomércio. Chapecó recebeu a turma piloto do programa que, atualmente, acontece em todo o Estado de Santa Catarina. Possui ainda parceria dos sindicatos patronais filiados à Fiesc que contribuem, por meio das empresas associadas, na inserção dos jovens no mercado de trabalho

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH