Programa de empreendedorismo inédito no Brasil vai capacitar moradores de áreas de risco social na profissão de peruqueiros iniciando por Curitiba, seguida por Goiânia, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo
Criado pela Fundação Laço Rosa para resgatar a autoestima de mulheres em tratamento de quimioterapia, o programa Força na Peruca, para formação de peruqueiros, este ano expande seu alcance cruzando regiões. Com o apoio da campanha #fortalizese, Governo australiano e Truckvan, empresa especializada na fabricação de soluções sobre rodas, o caminhão escola percorrerá cinco cidades brasileiras — Curitiba, Goiânia, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro foram escolhidas para receber a unidade móvel, sendo Curitiba a eleita para abrir as portas para esse projeto itinerante. Além de possibilitar a entrega de perucas a mais pacientes, o programa vai capacitar 100 novos profissionais pelo Brasil para a confecção do acessório.
Na capital paranaense, o caminhão escola desembarcará no ParkShoppingBarigüi, onde serão oferecidas as aulas práticas do projeto no período de 14 de julho e 04 de agosto. O local também contará com um posto de coleta de cabelos e doação de perucas para pacientes do Instituto Humsol.
“O Força na Peruca itinerante é um programa nacional inédito, pensado para beneficiar toda cadeia. Pacientes ao receberem um novo acessório; alunos ao aprenderem uma nova profissão e vivenciarem a solidariedade na prática; ongs ao formarem uma rede de peruqueiros solidários; doadores ao entenderem que a doação de cabelo vai além do corte e sociedade civil ao se emocionar com todo processo. ”, comemora a presidente voluntária da Laço Rosa, Marcelle Medeiros. A ação foi possível graças ao apoio da campanha #fortalizese, idealizada por Exímia, unidade de negócios da FQM Farmoquímica, realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Durante os 25 dias em que o projeto estará na cidade, de segunda a segunda, os alunos participarão de aulas práticas, nas quais terão a oportunidade de aprender todo o processo produtivo das perucas. Em seguida, eles poderão fixar o conteúdo teórico à distância e obter informações pertinentes à geração de renda, por meio de uma plataforma on-line que possibilitará contato com disciplinas relacionadas a finanças pessoais, marketing e empreendedorismo.
“Ao final do curso, os participantes, estimulados por metodologias de Design Thinking e Canva, também estarão capacitados para se tornarem empreendedores, donos de seu próprio negócio localmente e aptos a ajudarem as ONGs locais na produção de perucas. A formatura das turmas é um momento muito emocionante porque a prova final é a entrega de uma peruca personalizada a um paciente e também um momento de muita alegria por todas as barreiras enfrentadas pelos alunos para conseguirem o certificado.”, diz Marcelle.
“Este projeto fará com que as pessoas se sintam ilimitadas, pois oferecerá tudo que elas precisam para desenvolver suas habilidades: autoestima, empreendedorismo e capacitação profissional”, destaca Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan, empresa que produziu a unidade móvel.
Parcerias locais associadas à campanha #fortalizese também permitirão oferecer cortes de cabelo gratuitos. “O objetivo é atrair uma rede solidária de doadores, proporcionando a participação de toda a população”, diz Vitor Cunha, gerente de produtos da linha Exímia, destacando que, no ano passado, o programa recebeu a adesão de mais de 13 mil doadores em sua plataforma on-line, transformando a vida de 20 alunos, e consequentemente suas famílias, das primeiras do Força na Peruca no Rio de Janeiro e ampliando em 30% a fabricação das perucas.
Em seguida, o caminhão escola faz uma rápida parada no Distrito Federal, sede da Embaixada Australiana e depois segue para Goiânia (GO), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em cada cidade, o projeto terá um parceiro de perucas local para certificar os alunos e elegerá uma ONG para receber a doação das perucas.
SERVIÇO
Curitiba
Data: 14.07 a 04.08
Ong amiga: Instituto Humsol (Rua Marechal Deodoro, 252, 7º andar, Edifício Nosso Banco.
Tel (41) 4106 7072
Local: ParkShoppingBarigüi (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê)
Goiânia
Data: 07.08 a 02.09
Ong Amiga: a definir
Local: a definir
Salvador
Data: 05.09 a 30.09
Ong Amiga: Naspec
Local: Salvador Shopping (Avenida Tancredo Neves, 3133, Caminho das Árvores)
Rio de Janeiro
Data: 03.10 – Cristo Redentor – Paineiras
04.10 a 27.10 – Barra Shopping (Av. das Américas, 4666 – Barra da Tijuca)
Niterói – 28.10 a 20.11 – local (a definir)
São Paulo
Data: 22.11 a 17.12 – shopping (a definir)
18.12 a 29.12 – hospitais (a definir)
02.01 a 07.01 – litoral (a definir)
Ong Amiga: (a definir)
Local: shopping (a definir)
Sobre a Fundação Laço Rosa
Desde 2011, a Fundação Laço Rosa — que nasceu a partir da emocionante história de vida de três irmãs — já pôde contabilizar inúmeras conquistas de suas campanhas de conscientização sobre a detecção precoce de câncer de mama e o resgate da autoestima. Além do Banco de Perucas Online — um projeto de doação gratuita de perucas pela internet para pacientes em quimioterapia, que já atendeu famílias de todo o País — a Fundação Laço Rosa também está à frente de iniciativas como a Rosas do Morro, que leva a comunidades carentes informações sobre a doença e os direitos da mulher, e o Fórum de Política Públicas Câncer de Mama, desenvolvido pelo núcleo Advocacy da Laço Rosa.
Sobre a campanha #fortalizese
A campanha #fortalizese foi lançada em 2016, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com Exímia — unidade de negócios do laboratório FQM Farmoquímica —, e mobilizou o país por uma causa nobre: estimular a doação de cabelos para mulheres em tratamento do câncer, contribuindo para elevar sua autoestima e, ainda, conscientizar toda a sociedade. As doações, eram feitas a partir de uma plataforma online que gerava um código em que o doador rastreava seus cabelos até chegarem à Fundação Laço Rosa. No primeiro ano da campanha, foram mais de 13 mil doações, que beneficiaram milhares de mulheres em tratamento do câncer em todo o Brasil através do trabalho da Fundação Laço Rosa, pioneira neste tipo de iniciativa solidária. Em 2017, foi anunciado o segundo ano de #fortalizese.
Sobre a Truckvan
Fundada em 1992, a Truckvan é a líder brasileira no mercado de soluções sobre rodas, tendo produzido, aproximadamente, 45 mil baús de alumínio e entregado cerca de 650 unidades móveis para as áreas de saúde, capacitação e treinamento profissional, eventos, serviços e defesa e segurança, além de ter desenvolvido mais de 80 food trucks. Além disso, a empresa é a distribuidora plena da Randon Implementos na região metropolitana de São Paulo e atualmente possui mais de 300 funcionários e três fábricas, sendo duas na capital paulista e uma em Guarulhos (SP).
Sobre o Governo Australiano
O Programa de Ajuda Direta (DAP) é um programa flexível de pequenos financiamentos oferecido pelo Governo da Austrália e gerenciado por 66 postos australianos no exterior. O programa foca em auxiliar projetos de desenvolvimento, de pequeno a médio porte e atividades que envolvam os beneficiários diretamente na identificação, estruturação e gerenciamento dos projetos. No Brasil, o DAP é administrado pela Embaixada da Austrália em Brasília. O DAP abre inscrições todos os anos, entre os meses de junho e agosto. No último ciclo, encerrado em junho passado, 15 projetos em diversas cidades brasileiras foram beneficiados, entre eles o Força na Peruca da Fundação Laço Rosa.