Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR Notícias

Forças Armadas atuarão com 9 mil homens no RJ, diz ministro da Defesa

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, detalhou, em entrevista coletiva nesta terça-feira (14), o uso das Forças Armadas no Rio após pedido feito pelo governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, ao presidente da República, Michel Temer. Nove mil homens vão atuar em uma operação preventiva. Segundo Jungmann, o caso do Rio é diferente do Espírito Santo.

“Não existe nenhum descontrole, nenhuma insuficiência ou indisponibilidade dos recursos dos órgãos de segurança para garantia de lei de ordem. Não há descontrole e não há desordem. O efetivo da polícia é de 95%, 97% nas ruas (…) De fato, temos protestos aqui mas isso não tem impedido que as forças policias trabalhem. Têm sido essas as informações do nosso setor de inteligência. É muito diferente a situação do Espírito Santo.”

A liberação foi concedida pelo presidente Michel Temer, na segunda-feira (13), após visita do governador Luiz Fernando Pezão, que fez o pedido alegando a necessidade por conta do aumento no número de pessoas na cidade até o carnaval. As tropas começaram a atuar à 0h desta terça.

Segundo Pezão, os militares deverão permanecer na região “até depois do carnaval”. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial desta terça, as tropas permacerão do dia 14 até o dia 22 de fevereiro. Segundo Jungmann, ao fim desta data, a operação será reavaliada.

“Este é o prazo padrão. Em média, de 8 a 10 dias. Algumas foram estendidas, outras não.”

Embora Pezão tenha dito que a intenção do uso das Forças Armadas seria um reforço para o carnaval, o Exército reforçará a segurança em locais onde não há tantos blocos quanto na Zona Sul – exemplos de Niterói, São Gonçalo e entorno da Avenida Brasil.

De acordo com Jungmann, na Alerj, onde protestos como o desta terça-feira têm sido realizados com frequência, o policiamento será feito pela Força Nacional com a ajuda da PM – como tem ocorrido. O Exército, no entanto, pode ser chamado.

Fuzileiros na Zona Sul

O ministro afirmou que as Forças Armadas terão poder de polícia. Os fuzileiros navais, por exemplo, atuarão em locais como Ipanema, Lagoa, Leblon e Copacabana. Jungmann negou, no entanto, que a presença do Exército na rua possa assustar o povo, tendo em vista o histórico da presença ostensiva no regime militar.

“Vivemos normalidade institucional”, disse ele, mencionando o artigo 42 da Constituição que prevê o uso das Forças Armadas em caso de insuficiência policial em alguma federação. “Nada a ver com a situação anteriormente existente.

O ministro afirmou que as Forças Armadas terão poder de polícia. Os fuzileiros navais, por exemplo, atuarão em locais como Ipanema, Lagoa, Leblon e Copacabana. Jungmann negou, no entanto, que a presença do Exército na rua possa assustar o povo, tendo em vista o histórico da presença ostensiva no regime militar.

“Vivemos normalidade institucional”, disse ele, mencionando o artigo 42 da Constituição que prevê o uso das Forças Armadas em caso de insuficiência policial em alguma federação. “Nada a ver com a situação anteriormente existente”.

Questionado se as Forças Armadas poderão agir fazendo revistas em ônibus, como faz a PM na Operação Verão, o ministro disse que “sim” e que tem condições de “realizar missões iguais ou similares a essa”.

Segundo Jungmann, se as Forças Armadas não tivessem atuado no Espírito Santo, controlando “saques e incêndios”, a “população estaria à mercê de vândalos”.

Parentes de PM do RJ protestam

Parentes de policiais militares do Rio de Janeiro estão nas portas de batalhões desde a semana passadae, nessas manifestações, pedem melhores condições de trabalho, pagamento do 13º salário e regime adicional de serviço (RAS).

Posts Relacionados

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

11,4% – Inadimplência atinge o menor nível desde 2022

MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil