Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zOpinião

Frio perto do Monte Cambirela, por Urda Alice Klueger

(Para S. R. V. S.)

 

Dez da manhã de segunda-feira, e 14 graus Centígrados no Sertão da Enseada de Brito. Baixará mais oito graus hoje. O céu, de nuvens baixas, está sinistro e ameaçador. Fico pensando se virá chuva ou virá neve – afinal, faz pouco tempo (3 anos? 4 anos?) que nevou em Santa Catarina a nível do mar. As montanhas próximas têm os cumes escondidos pelas nuvens, e meus cachorros e meus gatos, na noite que passou, comeram muito mais do que o habitual, como se estivessem a fazer reservas de energia para enfrentar o frio que quase posso ver como vem rolando pelo céu como quem desenrola um grande tapete.

Se naquele inverno recente nevou à beira do mar, como terá sido no Monte Cambirela, que quase faz sombra aqui, nas tardes, e que tem mais de mil metros de altura? É lindo, esse monte, que é o fim de uma serra com o mesmo nome e em cujo topo, em profunda caverna, o demônio está preso, segundo a mitologia Guarani – meus vizinhos, no outro lado cá do morro de traz, são os Guarani e morro de traz se chama Morro dos Cavalos. Penso, então, em outros tempos, em outras neves, e em como antigos Guaranis e os antigos Sambaquianos enfrentaram tais momentos de frio nos últimos 6.000 anos por aqui, pois já faz 6.000 anos que a última glaciação se foi e chegamos ao que a ciência chama de “ótimo climático”, que quer dizer que é o clima que temos agora, que nem é tão ótimo assim, principalmente quando penso nos vizinhos Guarani e suas casas desprovidas de quase tudo.  Por sorte há lá a Opy, casa sagrada que os protege e garante a prisão para sempre daquele demônio lá no topo do Monte Cambirela.

Sim, e lembrar de novo desse morro me leva a outras divagações, e fico a pensar na separação que houve (ainda não terminou) dos continentes africano e americano, e dos profundos abalos sísmicos e do tanto vulcanismo que aconteceu, então, para separar assim essas duas terras que eram uma só. O que é Santa Catarina hoje fazia parte de uma terra que na África, hoje, se chama Namíbia, e metade das serras próximas do litoral catarinense estão na Namíbia. Há até pedaços do deserto do Kalahari, na Namíbia, que hoje são litoral catarinense. Um morro tão bonito e grande assim aqui na beira do mar decerto tem sua outra parte lá do outro lado do oceano – como não pensara nisto antes?

E então, quando imagino o ribombar atroador de todo aquele vulcanismo e terremotos do tempo da separação, dou-me conta que os seis graus de temperatura que haverá hoje à noite é coisa pouca quando se está numa casa bem protegida, com cachorros e gatos dormindo ao redor da gente.

Visto-me de verde com quentes casacos e uso no cabelo uma flor de seda que ganhei de presente de uma princesinha encantada que às vezes aparece. A chuva já começou e a vida segue.

 

Sertão da Enseada de Brito, 17 de julho de 2017.

 

Urda Alice Klueger

Escritora, historiadora e doutora em Geografia.

Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Posts Relacionados

Crianças podem desenvolver TOC

Ela veio para ficar! As pochetes já provou ser muito mais que uma tendenciazinha

Frio chegando, chegou o momento de tirar do armário algumas peças de roupas

Cabelo também é moda?É claro que é! Amanda Buttchevits conta mais

Radar fashion, por Amanda Buttchevtis

Prêmio Geração Glamour  na sua 4ª edição com um super upgrade

Tal mãe, tal filha por Amanda Buttchevits

Verão estação da leveza, Amanda Buttchevitts dá dicas

Diário da Cidade

Os meninos do Chaco, Urda Klueger

Rafting! Já ouviu falar ? Amanda Buttchevits conta mais