Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Gestão da propriedade rural amplia renda do agronegócio familiar em 27% nos últimos anos

Gestão da propriedade rural amplia renda do agronegócio familiar em 27% nos últimos anos

Gestão do agronegócio familiar amplia a renda dos produtores e garante a sobrevivência no mercado. Incentivados pelo Programa Propriedade Sustentável, agricultores catarinenses aprendem a usar a contabilidade para perpetuar o negócio rural. Em dez anos, os produtores que aderiram ao Programa ampliaram em 27% a renda do agronegócio familiar. Nesta terça-feira (29) uma reunião em São Miguel do Oeste discutirá os resultados desta ação na região. O encontro acontecerá às 8h na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Os 24 agricultores catarinenses acompanhados pelo Programa acabaram aumentando a área plantada, passando de uma média de 11,5 hectares para 13,3 hectares. As principais atividades que contribuíram para isso foram cebola, pastagem nativa e soja. Com uma área maior, os agricultores passaram também a diversificar a produção, o que pode ter contribuído muito para o aumento na renda.

Mas o grande segredo do Programa Propriedade Sustentável está na percepção de propriedade rural como empresa. O secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, explica que o produtor rural deve ter uma atitude empreendedora com aplicação criteriosa dos fundamentos de gestão, que envolvem o planejamento, direção, controle e avaliação de cada atividade.

“Em uma economia de mercado, o lucro está no detalhe e ganha mais dinheiro quem acerta mais e erra menos nas escolhas que faz em relação aos negócios da propriedade. Não é sorte ou azar que definem o sucesso na agropecuária de hoje, mas a competência e o profissionalismo com que o negócio é administrado”, destaca.

E é justamente para ajudar o produtor rural a fazer boas escolhas que nasceu o Programa Propriedade Sustentável. Com o acompanhamento dos técnicos da Epagri, os agricultores aprendem a planejar os negócios, medir e comparar os resultados alcançados, traçar metas e estratégias de sucesso.

A ideia é de que uma propriedade rural próspera garante a sucessão. “Com o advento da informática e o acesso as redes de informação, essa tarefa é mais fácil e certamente vai estimular os jovens a optarem pelo campo e suceder seus pais na gestão de suas propriedades. Dando continuidade a esse modelo de agricultura familiar tão importante para economia de Santa Catarina”, ressalta Spies.

Programa Propriedade Sustentável

Executado numa parceria entre Secretaria da Agricultura e da Pesca, Epagri, entidades representativas dos agricultores e setor privado, o Programa funciona como um laboratório a campo e permite a realização de pesquisas especialmente na área de gestão. Atualmente são 240 agronegócios familiares acompanhados no Sul do Brasil.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina