Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR Notícias

Governador de Vêneto visita Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Os dias 15 e 16 de novembro entrarão para a história do Rio Grande do Sul, que pela primeira vez em 141 anos, desde que chegaram os imigrantes italianos, recebeu a visita de um Governador do Vêneto. Luca Zaia chegou ao Rio Grande do Sul na manhã de terça-feira, 15, e, em agenda organizada pelo Comitato Vêneto do Estado, participou de audiência com o governador José Ivo Sartori, oportunidade em que trataram da possibilidade da instalação de uma nova Escola de Enologia em Bento Gonçalves.

À tarde, Zaia chegou à Capital do Vinho, e foi recepcionado pelo prefeito Guilherme Pasin no Hotel e Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos. De lá, uma comitiva de carros antigos levou o Governador, o Prefeito e outras autoridades até o município de Santa Tereza, onde foi inaugurado o quinto leão do projeto “Leoni nelle piazze”.

Visitas

Ainda na terça-feira, representantes de associações italianas e autoridades participaram de um jantar oferecido pelo Comitato Vêneto no Restaurante Mamma Gema, também no Vale dos Vinhedos.

A agenda do Governador Zaia teve sequência na quarta-feira, 16, com o descerramento de uma placa em homenagem à sua passagem por Bento Gonçalves, seguido de visita à Vinícola Salton.

Visivelmente emocionado, Zaia ressaltou que existem muito mais vênetos fora da Itália do que naquele país. “Realmente este é um pedaço do Vêneto. Estou muito feliz com a receptividade e surpreso com este lugar. Tenho muito orgulho do que os vênetos fizeram aqui e mais orgulho ainda de todos vocês, que têm sangue vêneto, e mantém a cultura e a tradição de todos aqueles que não estão mais aqui, mas que foram os responsáveis por tudo isso, por desbravar a mata, por construir. E isso foi o que nos salvou. Porque se todos os vênetos tivessem ficado em sua terra, teríamos todos morrido de fome”, frisou.

O prefeito Guilherme Pasin, agradecendo a visita histórica para o Estado e, principalmente para Bento Gonçalves, enfatizou que, com a vinda de Zaia, espera estreitar os laços com o Vêneto. “O sangue vêneto que corre em nossas veias deverá, a partir de agora, render bons frutos com uma aproximação cultural e econômica ainda maior. É a nossa origem que perpetua”, disse.

A programação foi acompanhada pelo cônsul da Itália no Rio Grande do Sul, Nicola Occhipinti, pelo presidente do Comitato Vêneto, Ismael Rosset, consultor César Prezzi, presidentes de entidades ligadas à cultura italiana e representantes de comitatos de Santa Catarina e do Paraná.

Posts Relacionados

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet

Impacto da Reforma Tributária nas empresas tech é um dos temas de evento gratuito dia 18 de março