Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Notícias zentretenimento

História do Hotel Fischer é contada em livro

A história da primeira hospedaria de luxo de Balneário Camboriú é contada no livro “Hotel Fischer: Fotografias e Memória”, que será lançado em 20 de janeiro, às 19h30 no SESC, em evento aberto ao público.

Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do município, o livro mostra a trajetória do hotel por meio de fotografias. A obra é parte de um projeto que reuniu, restaurou e preservou documentos fotográficos relacionados ao empreendimento inaugurado em 1957 e demolido em 2012.

Proposto na LIC pelo designer gráfico Sergio Antonio Ulber, o projeto foi desenvolvido entre janeiro e dezembro de 2016 pelo Núcleo de Fotografia Catarinense. O livro será distribuído gratuitamente e ficará disponível para download no blog https://memoriahotelfischer.wordpress.com.

Considerado um marco da arquitetura, hotelaria e turismo em âmbito nacional, o hotel é um dos empreendimentos mais famosos do município e teve frequentadores ilustres. João Goulart, presidente da República de 1961 a 1964, foi um deles. Antes de construir sua casa de veraneio, Jango, como era conhecido, hospedava-se no Hotel Fischer. Outro chefe de governo brasileiro, Juscelino Kubitschek, presidente da República de 1956 a 1961, também descansou em um dos quartos.

Criador do hotel, o alemão Adolfo Fischer chegou a ser tachado de louco na época por ter adquirido uma extensa área de terra no sul da praia para construir a estrutura. Quando inaugurado, em 15 de dezembro de 1957, o prédio tinha quatro pavimentos, 26 quartos luxuosos, 18 apartamentos e suítes, dois refeitórios, sala de estar com lareira, terraço, auditório para crianças e serviço de bar. Tinha capacidade para 108 hóspedes. Em operação até 2009, o hotel foi demolido três anos depois.

O material foi pesquisado em acervos públicos e privados. Os ex-proprietários, Klaus e Claudio Fischer, participaram da pesquisa, cedendo entrevistas e acompanhando a digitalização das fotos e documentos.

Serviço:

Lançamento livro “Hotel Fischer: Fotografias e Memória”
Quando: 20 de janeiro, às 19h30
Onde: SESC – Av. Central, 360 – Centro
Entrada Gratuita

__________
Informações Adicionais:

Prefeitura de Balneário Camboriú
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Vitor Ebel/Divulgação
(47) 3267-7022

www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu