Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

História: exposição da Grécia antiga segue até domingo no Garten

Ainda dá tempo de visitar a exposição que conta um pouco dos quatro mil anos de história da cultura grega. Até domingo, dia 2, o Garten Shopping conta com a exposição ‘Legados da Grécia’, uma mostra inédita em Santa Catarina que revela os dez principais legados que ainda exercem influência no mundo moderno como arquitetura, artes plásticas, filosofia, literatura, medicina, ciências, política, esporte, teatro e música.

Em parceria com o Garten, a Univille (Universidade da Região de Joinville) apresenta uma viagem no tempo. São mais de 200 peças espalhadas em cerca de 800 m². Tudo começa no Partenon – o mais célebre dos templos gregos que foi construído no século V em honra à deusa Atená. A obra monumental com a imagem símbolo de Atenas ganhou uma maquete de 1,80 m com cores originais, além de uma fachada de quatro metros de altura onde o visitante poderá tirar fotos.

Depois de passar pelo Partenon, o visitante encontrará uma vitrine com amostras de pedras gregas, de onde foram extraídos os pigmentos utilizados no processo de coloração das esculturas e dos templos. Além dos 12 deuses do Olimpo, a exposição apresenta uma série de atrações inéditas como o imponente Cavalo de Troia, com seis metros de altura, o enigmático Labirinto do Minotauro, a assustadora Gruta da Medusa com cabelo de serpentes, esculturas, como a Vênus de Milo – que hoje se encontra no Louvre, entre outras atrações que estão à disposição para serem fotografadas.

O legado esportivo também tem espaço reservado na exposição com a origem dos Jogos da Antiguidade e suas modalidades. Nesse espaço o visitante poderá colocar trajes gregos e subir na biga – um carro movido por dois cavalos e que era uma modalidade olímpica da antiguidade. A interação não para por aí, os televisores touch screen exibem mapas e histórias das principais cidades da Grécia Antiga e ainda haverá um painel com fundo em cromaqui para que o visitante possa tirar uma foto, escolher um cenário e fazer uma montagem. A mostra é interativa também para os deficientes visuais, que contarão com um espaço sensorial para experimentar as texturas, além das informações em braile.

 

Sobre a curadora

A curadora de ‘Legados da Grécia’ é Ana Brites. Ela realizou uma imersão nos sítios arqueológicos da Grécia e em seus principais museus, desde 1992, além de visitar as coleções gregas que se encontram no Louvre, no Museu Britânico e Vaticano. “Mitologia é o conjunto de mitos, lendas, crenças, divindades de um povo e não existe cultura sem mito. Estudando os mitos é possível entender melhor uma civilização”, destaca Ana Brites.

Apaixonada pela tradição grega, a curadora comenta que com a exposição é possível propagar a cultura de forma mágica e interativa. “A música, roupas, réplicas e todas as obras levam a uma viagem à Grécia Antiga”, explica. E para ter certeza de que tudo é realmente fidedigno, a exposição recebe o apoio da mitóloga Silvia Morgensztern e tem a chancela da Embaixada da Grécia no Brasil, o que oficializa o evento e reforça sua legitimidade.

 

Agende-se

O quê: exposição ‘Legados da Grécia’

Onde: Garten Shopping

Quando: até domingo, 2 de julho

Quanto: R$ 20. Estudantes e idosos pagam meia-entrada R$ 10

Informações: www.facebook.com/legadosdagrecia

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu