Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zEntretenimentos Brasil / Mundo

Ibirapuera, cinemas e palco de Copa: final do CBLoL 2016 mobiliza o Brasil

O League of Legends é chamado carinhosamente no Brasil de “joguinho” por alguns ciberatletas. Mas este é um apelido para lá de modesto. Nos números que cercam o game, a realidade é diferente. Bem diferente. A decisão do principal campeonato do título, o CBLoL, é capaz de mobilizar milhares de pessoas nas mais diferentes regiões do Brasil. E este será o panorama no dia 9 de julho, quando INTZ e CNB decidem a principal competição nacional no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O evento será transmitido ao vivo pelo SporTV 2 e o SporTV.com acompanha em tempo real a partir das 12h.

Arena Palmeiras recebeu 12 mil pessoas no ano passado (Foto: Divulgação / Riot)

Conseguir um ingresso para assistir ao vivo a final é uma tarefa que requer paciência, atenção e rapidez. É como travar disputa por uma entrada em um show concorrido. Duvida? Todos os mais de 10 mil ingressos colocados à disposição já foram vendidos há mais de três semanas. Acabaram em menos de um dia. Em 2015, na Arena Palmeiras, 12 mil pessoas acompanharam a final vencida pela Pain Gaming.

– Ano passado, o evento aconteceu em um estádio e hoje será num ginásio. Então você pode imaginar tudo acontecer em volta de um palco. A gente está pensando no melhor para o jogador e torcedor. Fazer uma experiência única, um dia inesquecível na vida deles – contou Fábio Massuda, gerente de esportes eletrônicos da Riot Brasil.

Mais de mil funcionários trabalham na montagem da estrutura e nas atrações do evento. Aliás, os detalhes são mantidos em sigilo, principalmente sobre o show de abertura. O que já se sabe é que a arena de competições terá o formato octogonal no centro do ginásio. Além disso, quatro telões gigantes formarão um quadrado de exibição. Cada uma tela terá aproximadamente 660 polegadas em alta definição.

Show de abertura é uma das atrações mais esperadas do CBLoL (Foto: Divulgação / Riot)

Antes do início da decisão, outras atividades estão programadas para o Ginásio do Ibirapuera. Além de uma exposição com telas dos personagens do game produzidas por fãs, o evento também receberá 300 profissionais de cosplay. Entre eles, Samui San, brasileiro campeão mundial da modalidade justamente interpretando um personagem do League of Legends. Está previsto também um complexo com food trucks.

PALCO DE COPA VIRA FAN FEST

Mas tudo bem se você não conseguiu o ingresso para o Ginásio do Ibirapuera. Existem várias outras opções. Em Natal, a Arena das Dunas, palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, dará uma pausa no futebol para abrigar a Fan Fest da decisão. É a Mega Torcida CBLoL. Cinco mil ingressos estão sendo vendidos ao preço único de R$ 20. Os visitantes irão acompanhar a final em um telão de 16 m². Outros dois aparelhos das mesmas dimensões estão reservados em caso de necessidade. Além disso, o próprio estádio oferece dois telões de 27 m².

– Começou como surpresa, hoje vejo como oportunidade de mercado. Estamos tendo uma grande cobertura. Não acredito que seja moda. Veio para ficar. Vejo que isso faltava para o público mais jovem – disse Victor Calvancante, organizador do evento, que, no ano passado, levou 2,6 mil pessoas ao Centro de Convenções de Natal.

Uma torre, elemento importante existente no jogo, foi instalada próxima à Arena das Dunas (Foto: Reprodução / Internet)Uma torre, elemento importante existente no jogo, foi instalada próxima à Arena das Dunas (Foto: Reprodução / Internet)

NAS TELONAS PELO BRASIL

Não tem ingresso para a final e nem está em Natal? De novo, tudo bem. Cinemas espalhados pelo Brasil se transformarão em arquibancadas. Ao todo, 15 cidades, distribuídas em 22 salas, farão a exibição ao vivo da final. São aproximadamente sete mil lugares disponíveis. Os ingressos custam R$ 50. Esta é a quinta vez que o League of Legends invade as telonas no Brasil. Em 2015, a Cinelive – exibidora oficial – transmitiu as duas etapas do CBLoL e o mundial. A Segunda Etapa do Campeonato Brasileiro levou 10 mil pessoas ao cinema.

– É um grande barato. As pessoas vão para torcer mesmo. Acredito que as salas de cinema são os que mais se aproximam de uma arquibancada – disse Laudson Diniz, gerente da exibidora oficial.

As cidades que receberão a transmissão serão Maceió, Fortaleza, Brasília, Taquatinga, João Pessoa, Curitiba, Londrina, Maringá, Rio de Janeiro, Florianópolis, Barretos, Bauru, Caraguatatuba, Santos e São Paulo.

FENÔMENO NA WEB

É claro que nem só de elementos físicos vive um evento em torno de um game. A presença virtual também é um dos pontos altos da final do CBLoL. O Twitter, inclusive, lançou um emoji – imagem ou ícone usado para expressar uma ideia – especial para todos os usuários que usarem a hashtag #CBLoL. Não à toa. A presença na rede social durante a final é grande. No ano passado, o Twitter registrou oito milhões de menções com a hashtag. O termo ficou entre os mais comentados do mundo e liderou o ranking nacional.

Este ano, quem estiver na Arena Ibirapuera ou em qualquer “Torcida LoL” pelo Brasil poderá aparecer no telão oficial. Parte das fotos postadas no Instagram com a hashtag #CBLoL serão selecionadas.

300 profissionais de cosplay estarão presentes ao eventos. E uma foto com eles é concorrida (Foto: Divulgação / Riot)

Posts Relacionados

Fernanda Lacerda vai até o chão em novo vídeo clipe de MC Fabinho

Em julho o projeto Cia Mútua 25 anos oferece duas oficinas

Kiev Ballet apresenta “Dom Quixote” e “Paquita” em Curitiba

Bota do Mundo 2018

VEM AÍ A QUARTA EDIÇÃO DO BEATNESS

Na’amat Pioneiras de Porto Alegre realiza bazar anual beneficente

Paulo Miklos faz pocket show gratuito em Curitiba

Rafa Brites realiza workshop em prol da ONG Projeto Camaleão: Autoestima Contra o Câncer na capital gaúcha

Atriz internacional de cinema Cris Lopes visita São Miguel Arcanjo no Brasil

Inverno exige cuidados extras com as doenças respiratórias nos pets