Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zEsporte zz Esporte BR

Instituto Gabriel Medina tem inauguração no dia 31, na Praia de Maresias

2017 promete ser um ano mais do que especial para Gabriel Medina. Além de ir em busca do bicampeonato mundial, ele poderá acompanhar de perto a concretização de um outro sonho. O Instituto Gabriel Medina será inaugurado na próxima terça-feira (31), na Praia de Maresias, em São Sebastião, e na sequência começa as suas atividades, inicialmente atendendo 38 atletas, de forma gratuita.

A proposta é oferecer aos jovens talentos dos dez aos 16 anos a mesma estrutura de preparação física e técnica que hoje Gabriel Medina utiliza. Mais do que isso, aulas de idiomas e de informática, bem como atendimento médico e de saúde bucal, garantindo uma ação completa.

A abertura oficial reunirá patrocinadores e convidados, a partir das 15 horas, para conhecer as instalações do IGM e os atletas que formarão a primeira e histórica turma. O público poderá acompanhar shows na areia em frente à sede, com Thiaguinho, às 16h, Gabriel, o Pensador, às 18h, e a dupla Bruninho & Davi, às 19h30. “Como parte interna do prédio tem um limite de pessoas, a comunidade é muito bem-vinda para prestigiar mais essa conquista e participar da festa junto conosco com os shows na areia”, destaca a presidente do IGM, Simone Medina.

Antes, Gabriel, Simone e Charles Saldanha, seu pai, técnico e também um dos idealizadores do IGM, atenderão a imprensa, das 11h ao meio-dia. Os jornalistas farão um tour pelo local, conhecendo detalhes, como o acervo do atleta, o laboratório de informática, e a estrutura de treinos, com sala de musculação, piscina, cama elástica e o palanque. Na sequência, participarão de coletiva de imprensa e depois poderão fazer foto de Medina com os atletas beneficiados pelo Instituto.

“Não vejo a hora de ver essa molecada treinando lá. Estou ansioso, acho que como eles também estão para começar, ter acesso a tudo. Vai ser bem legal ver esse nosso sonho se realizando, poder ajudar os novos valores. Sempre que puder, quero estar perto, participar, mesmo que seja só para dar umas risadas, mas quero treinar com eles, surfar”, afirma o próprio Gabriel Medina.

Simone também não esconde a satisfação de ver o projeto pronto e apesar do foco ser o alto-rendimento, estimula o lado social, que será desenvolvido junto aos jovens. “Queremos e vamos transformar a vida deles. Se tornarão seres humanos realizados, prontos para viver qualquer situação na vida. Pelo esporte, conseguimos trabalhar princípios na vida. Vamos enraizar princípios neles e nas famílias”, enfatiza a presidente do IGM, lembrando que ações sociais também serão desenvolvidas para as famílias, como oficinas profissionalizantes.

Charles confirma que a estrutura criada e oferecida aos participantes é a mesma que Gabriel conta para a sua preparação. “Vamos fazer o mesmo trabalho com os atletas, como é com o Gabriel. Vamos trabalhar sério. O esporte cria disciplina”, adianta o técnico, dando um exemplo do que esperam do IGM. “Se a minha filha participará, é porque queremos fazer o melhor possível. Temos o exemplo do Gabriel e é sinal que o caminho está certo”, fala o treinador, referindo-se à caçula, Sophia Medina.

Segundo Jaime Medina, gestor de marketing de Gabriel e conselheiro administrativo do IGM, o foco é total e exclusivo na preparação e formação dos novos valores. “Nossa intenção não é, nem será de administrar qualquer carreira dos garotos que despontarem e sim deixá-los preparados para que os pais façam esse papel, assim como está sendo em nossa família”, argumenta.

PARCEIROS –  Gabriel aproveita para agradecer os parceiros do IGM, cinco dos patrocinadores, também acompanham a sua carreira no Circuito Mundial – Rip Curl, Oi, Guaraná Antarctica, Samsung e Coppertone, completando a lista a Microsoft. “Temos empresas acreditando e apostando nesse projeto. São importantes, para a continuidade das atividades. Obrigado por confiarem e sonharem junto com a gente”, comenta o surfista.

Alguns dos patrocínios foram viabilizados pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, com a destinação de até 1% do Imposto de Renda. Também estão no Instituto a Wizard Idiomas, Vult Cosmética, MGQ, além da Movement, Eliane, Instituto Ricardo Horliana, Lukscolor, Armarinhos Fernando, Frooty e Go4it. “Cada ajuda é super válida. Somamos esforços para oferecer qualidade”, comenta Simone Medina.

 

O IGM – Criado do sonho do primeiro brasileiro campeão mundial de surf, junto com a sua família, o Instituto Gabriel Medina tem como foco a preparação de novos valores da modalidade, criar novos campeões nas ondas, usando o exemplo do ídolo. Com atletas selecionados no Circuito Medina/ASM, a instituição oferece, de forma gratuita, a mesma estrutura que hoje Gabriel Medina conta na parte técnica, física e médica, além de garantir aos atletas aulas de idiomas e de informática, já visando as trajetórias futuras.

A família acredita que o esporte será uma ferramenta social importante, pois exige disciplina, fundamental na educação e mesmo em qualquer carreira que sigam. Primeiro do gênero no Mundo, o IGM tem como objetivo ser referência no Brasil e até no exterior diante da estrutura apresentada. Os participantes contarão com treinamentos com professores capacitados, equipamentos à disposição, academia completa, piscina e até mesmo cama elástica para treinos de manobras aéreas.

Outro destaque é o palanque construído de frente para as ondas, para a simulação de baterias. Há, também, auditório para aulas e palestras socioeducativas e laboratório de informática, criado em parceria com a Microsoft, onde aprendem a editar seus próprios vídeos, das ondas surfadas.

Além de acompanhamento médico, com o trabalho de promoção da saúde, o IGM contará ações de saúde bucal – preventivas e de tratamento. Seguindo a proposta de educar através do esporte, a única exigência para ingressar no projeto é a comprovação da frequência escolar do participante.

A sede – construída com recursos próprios – está, estrategicamente, instalada na Praia de Maresias, de frente para o mar, exatamente onde Charles Saldanha ensinou Gabriel Medina a surfar. No Instituto, Charles atuará como uma espécie de orientador geral, passando toda a sua vivência junto a Gabriel para que a mesma metodologia seja aplicada.

Diariamente, os participantes terão aulas práticas e teóricas, refeições e muita interação para o desenvolvimento de suas habilidades e técnicas. A programação com os surfistas será de segunda a sexta-feira, em dois períodos (matutino e vespertino), permitindo que os 38 beneficiados participem no contra turno da escola. Há, ainda, treinos especiais aos finais de semana, com simulação de competições.

Também nos finais de semana, serão desenvolvidas ações sociais, envolvendo as famílias, com cursos profissionalizantes de manicure, pedicure, maquiagem, cabelereiro, com duração de três meses cada; reuniões mensais com os pais; e festas em datas comemorativas.

Através do treinamento de surf de forma lúdica, incentivando a permanência dos jovens na escola e contribuindo para o desenvolvimento social e intelectual dos indivíduos, o IGM quer mostrar aos participantes que que por trás de um atleta, existe a formação do cidadão, em todos os aspectos (social, formativo e esportivo).

“Queremos que os jovens conheçam os inúmeros benefícios que o esporte pode proporcionar em suas vidas, ensinando disciplina, trabalho em equipe, respeito à hierarquia, lidar com vitórias e derrotas, traçar metas, alcançar os sonhos, vencer obstáculos, entre outras coisas presentes na rotina de todo cidadão”, completa Simone.

Posts Relacionados

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto