Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc z.Destaques

Jovens de Criciúma farão peregrinação durante a JMJ

O Setor Juventude da Diocese de Criciúma promove, nos dias 30 e 31 de julho, a Peregrinação da Juventude. A atividade estará em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá entre os dias 25 a 31 deste mês, na cidade de Cracóvia, na Polônia.

O Setor Juventude da Diocese de Criciúma promove, nos dias 30 e 31 de julho, a Peregrinação da Juventude. A atividade estará em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá entre os dias 25 a 31 deste mês, na cidade de Cracóvia, na Polônia.

Por se tratar de uma peregrinação, a atividade terá início na Catedral São José, em Criciúma, onde os jovens serão acolhidos às 17 horas. Após a celebração da Santa Missa, todos partirão em caminhada até o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, percorrendo uma distância de, aproximadamente, onze quilômetros.

Na chegada ao Santuário, por volta das 21 horas, terá início um momento de evangelização através da música, animados pelo grupo Mensageiros de Cristo, de Araranguá. Em seguida, haverá Adoração Eucarística, conduzida pelo neosacerdote, padre Daniel Zilli Darolt, de Urussanga. A Adoração ao Santíssimo Sacramento se estenderá até a meia-noite. Uma vigília de oração está programada para adentrar a madrugada. A dinâmica só será interrompida às 3 horas, com a oração da Hora da Misericórdia, conduzida pelos jovens que fazem parte da coordenação do Setor Juventude.

Jovens acompanharão a celebração Durante as horas que permanecerão em vigília, os jovens poderão acompanhar, em tempo real, o que estará acontecendo do outro lado do mundo, em Cracóvia. Um telão será instalado dentro do Santuário Diocesano e todos os jovens poderão acompanhar a Missa de encerramento da JMJ, que será transmitida pela internet.

Um grupo de jovens de Criciúma que participará da JMJ, na Polônia, poderá interagir com os jovens que aqui permaneceram, enviando vídeos e fotos, que serão compartilhados durante a Peregrinação. Essa troca virtual auxiliará ainda mais na aproximação entre os jovens que estarão vigília e as atividades que ocorrerão na Jornada Mundial.

Cartaz da Peregrinação é apresentado – Para a divulgação do evento, foi desenvolvido um cartaz que será utilizado apenas em ambiente virtual. Conforme o coordenador diocesano de pastoral, padre Joel Sávio, serão impressos apenas alguns exemplares, pois a maior força de divulgação será pelas redes sociais, espaço comum da vivência juvenil.

De acordo com a designer Karyssa Ramos Scheffer, responsável pela arte, o elemento principal é a interpretação das imagens. “Não queria apenas a figura de um jovem caminhando. Seria muito simplório. Quem olha o cartaz precisa captar tudo o que vai acontecer durante a peregrinação: o link com a Jornada Mundial, o local de partida (Catedral) e o local de chegada (Santuário), os símbolos que lembram a Santa Missa e a vigília, identificadas pelo cálice e pela vela. Até a cor de fundo do cartaz comunica o objetivo da peregrinação, quando a escuridão da noite será vencida pela luz de um novo dia”, ressalta.

Novos dispositivos ajudarão na divulgação – Além do cartaz, spots para rádio e vídeos estão sendo desenvolvidos para auxiliar na divulgação do evento. A proposta é chegar aos mais diferentes espaços midiáticos, propagando a proposta da peregrinação e dando oportunidade para que muitos jovens participem dessa atividade. “Existem muitos jovens que não estão nos Grupos de Jovens e que gostariam de participar de algo como a Peregrinação da Juventude. É para estes que nós queremos ampliar o convite”, reforça padre Joel Sávio, que também acompanha a execução da atividade.

O Setor Diocesano de Juventude é um espaço de articulação das diferentes ações pastorais juvenis da Diocese, entre elas, Comunidade Aliança de Misericórdia, Ministério Jovem e Ministério Universidades Renovadas (da Renovação Carismática Católica), Movimento de Cursilhos de Cristandade, Movimento de Irmãos, Pastoral da Juventude e Pastoral Juvenil Marista.

Colaboração: Bibiana Pignatel/Comunicação Diocese Criciúma

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana