Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

Juntos Pelo Rio recolhe mais de duas toneladas de lixo em Itajaí

O sábado (25) ensolarado com a participação direta de 750 voluntários na 6ª edição do Programa “Juntos pelo Rio” Contra o Aedes Aegypti, alusivo também ao Dia Mundial da Água, comemorado na quarta-feira, 22 de março, comprovou mais uma vez a grandeza do sucesso que é o evento.

Antes mesmo de iniciar as atividades, centenas de pessoas chegaram mais cedo no local de concentração, dessa vez na Marina de Itajaí, com o objetivo de preservar nossos rios e passar adiante a prática pela conscientização socioambiental.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, abriu oficialmente o evento e em seu discurso destacou a importância de todos participarem nas ações do programa e enalteceu as potencialidades que o rio oferece.

“Nossa cidade geograficamente está voltada para o rio. Já somos agraciados naturalmente por sua beleza e cabe a todos nós preservamos e mantermos seu aspecto. Desse rio aproveitamos a pesca, o turismo, o Porto e todas as suas propriedades. São os pilares de nossa economia, mas antes de tudo, temos que dar o exemplo e começarmos a nos conscientizar, pois lixo pode ser tratado como luxo. Sabendo aproveitar destes resíduos com a reciclagem devida, de mesmo modo estaremos preservando o rio. Fico muito feliz em ver representantes de órgãos e entidades envolvidas nesse programa”, reforçou o prefeito.

Promovido todos os anos pela Superintendência do Porto de Itajaí e SEMASA, o evento contou mais uma vez com o apoio das secretarias de Saúde, Educação, Obras, Agricultura, Pesca e Segurança (Codetran), Fundação do Meio Ambiente (Famai), Defesa Civil e contou com um número expressivo de entidades, associações e empresas parceiras.

“Menos de 1% da água do mundo é potável. Se não protegermos os nossos rios, as nossas nascentes, não conseguiremos ter uma vida de qualidade e, muito menos, proporcionar às próximas gerações, uma vida com qualidade. É preciso, cada vez mais, que haja esse tipo de conscientização para despertar em toda população a importância de preservar o nosso meio ambiente”, pontua o Diretor Geral do Semasa, Marcelo Sodré.

Esta é a primeira vez que o Programa “Juntos pelo Rio” recebe a participação de mais um município da região. Assim como Navegantes em anos anteriores, agora chegou à vez do município de Penha prestigiar as ações. Em Itajaí, o bairro São Vicente foi inserido nas atividades com uma concentração situada no Rio Itajaí-Mirim e em solo próximo ao Mercado do peixe.

De acordo com a equipe organizadora do evento, neste ano foram contabilizados a presença de 750 voluntários dos três municípios e no futuro existe a possibilidade do evento ser realizado em conjunto com mais cidades.

“A cada ano que passa, mais voluntários aderem a causa em favor da preservação dos rios. Nosso objetivo também é poder estender essa ação aos municípios vizinhos possibilitando uma ação em conjunto em mais vezes por ano”, destacou Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.

As ações foram realizadas em quatro extensões de recolhimento de resíduos. Um grande mutirão de limpeza através do recolhimento de resíduos e entulhos nas áreas de mangue e margens dos rios fez com que voluntários se separassem em grupos se deslocando para o bairro São Vicente (Rio Itajaí-Mirim), Navegantes e Penha (Rio Gravatá) e desde a BR-101 até o Molhe da Praia da Atalaia, no Saco da Fazenda, denominada Baía Afonso Wippel, em Itajaí.

Equipes estiveram situadas em dois pontos de triagem de resíduos. Em frente à sede da ANI – Associação Náutica de Itajaí e Estacionamento da Praia da Atalaia. Uma balsa que faz a travessia de Ferry-Boatentre Itajaí e Navegantes também serviu de ponto de coleta de resíduos.

Até o momento somente a Cooperfoz (Cooperativa dos Coletadores de Materiais Recicláveis da Foz do Rio Itajaí), divulgou o volume de resíduos coletados durante o evento. A sede que fica instalada no bairro Imaruí, em Itajaí, recebeu em seu depósito após o término do evento o montante de 2,6 toneladas.

“Esse volume de resíduos foi bem menor em relação à última edição e o volume de resíduos orgânicos será encaminhado para o Aterro Sanitário. Acredito que as pessoas realmente estejam se conscientizando em preservar a natureza e em nosso caso, preservando nosso rio, lembrou Jonatas de Souza, presidente da Cooperfoz.

Devido ao sistema de recolhimento dos resíduos recicláveis e não recicláveis e separação dos mesmos, assim como os processos de triagem, pesagem e separação, os organizadores do evento esperam receber oficialmente até a próxima segunda-feira, o número geral em toneladas de todos os resíduos coletados pelas equipes da Secretaria de Obras, empresa Recicle Catarinense de Resíduos de Navegantes e Associação da Vila dos Pescadores do Costão do Gravatá (Penha).

Desde a primeira edição, em 2012 até a última, realizada no ano passado em 2016, o volume de resíduos recicláveis e não recicláveis foi de 69 toneladas e envolveu diretamente a atuação de 2800 voluntários nas últimas cinco edições.

Paralelo ao evento, o Programa “Juntos pelo Rio” realizou pela terceira vez consecutiva uma ação de combate do mosquito Aedes Aegypti – transmissor do vírus da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Os voluntários mais uma vez estiveram limpando as encostas das margens dos rios e intensificaram ações para eliminar novos focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças.

Outras atividades relacionadas ao evento foram inclusas. Agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Itajaí com o apoio de movimento de Grupos de Escoteiros, realizaram blitz educativas na Beira Rio e nos Molhe da Praia da Atalaia com a finalidade de orientar a sociedade no combate ao mosquito Aedes Aegypti e conscientização ambiental.

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu