Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc z.Destaques

Lançado nesta terça-feira (30), o BlumenKuchen, festival de cucas de Blumenau

Em café na manhã desta terça-feira (30/8/16) em uma das dependências do Eisenbahn Biergarten, marcou o lançamento da 3ª edição do BlumenKuchen, o festival de cucas de Blumenau. O evento contou com a presença de autoridades como o prefeito interino Marco Antônio Wanrowsky; e o Secretário de Turismo e Presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck; além de convidados, representantes das padarias e imprensa.

 

Até o dia 10 de setembro, os estabelecimentos que aderiram ao festival, irão comercializar cucas a preços promocionais, alternando o sabor para agradar todos os paladares. Neste ano 26 padarias e confeitarias participam, três a mais do que na edição anterior.

O evento foi criado em 2014, pela Vila Germânica em parceria com o Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria e Produtos Alimentícios de Blumenau e Região (Sindipan), com a finalidade de fomentar o resgate da tradição do consumo das cucas durante a semana de comemoração do aniversário da cidade.

 

O BlumenKuchen pretende fortalecer a produção de cucas nas padarias e confeitarias do município, estimulando o consumo e promovendo a iguaria como um atrativo turístico gastronômico. A ideia também é levar o blumenauense e os turistas para dentro das padarias permitindo conhecer as várias espalhadas pela cidade, assim como promover a degustação no local onde são produzidas.

 

Lothar Klemz, gerente da tradicional Confeitaria Cafehaus Glória, comentou sobre a importância do estabelecimento no Festival de Cucas. “O blumenauense já tem a cultura de comer cuca, então é uma forma de divulgarmos o produto para pessoas que não conhecem um determinado estabelecimento. Com o festival, acaba estimulado a consumir de várias empresas diferentes” comentou. É a segunda vez que o Cafehaus participa e ele disse que é comum as pessoas virem com a intenção de comprar determinada cuca e trocarem pela que está em promoção no festival. Outros acabam levando uma cuca a mais do que pretendiam comprar.

 

Talvez você também esteja se perguntando porque não reunir esse evento em um local, em vez de fazer nas padarias, onde nem todos acabam indo. Esse formato é adotado no Festival de Cucas de Brusque. Questionado sobre essa possibilidade, Luiz Koerich, Diretor de eventos do Parque Vila Germânica, nos disse que foi tentado junto aos participantes, realizar o festival nesse ano em um local único, mas ainda não há maturidade. “Sabemos que existe essa demanda e acredito que organizando e planejando um pouco mais, quem sabe no próximo ano seja possível fazer. Não é uma promessa”, ressalta.

Ainda segundo Koerich, sobre o critério de escolha das padarias e confeitarias participantes, ele comentou que todas as padarias de Blumenau teriam sido convidadas. “Muitas não aceitam por uma série de fatores, mas acredita que por esse ano três estabelecimentos novos aderirem dá para considerar um evento de sucesso. Claro que gostaríamos de atingir um número maior, mas 13 bairros da cidade estão participando, e com isso cada vez mais padarias façam parte do festival”, finaliza.

2

A Panificadora Pão e Vinho participa do festival desde o início. O proprietário da empresa, João Bernardo Seraphin, disse que apesar do consumo de cucas, durante o evento há uma procura maior pelos produtos e que vale a pena participar. “Quando mais padarias reúnem-se e esmeram em trazer novidades, algo diferente, faz com que movimente mais as vendas. As pessoas ficam felizes que estamos criando algo de novo para elas, principalmente com os sabores diferentes. Eu tenho duas padarias e ofereço a cuca que está em promoção no dia com 30% de desconto, enquanto as outras ficam no preço normal”, finaliza.

Confira a lista de participantes:

Confeitaria e Padaria Dalri
Panificadora e Confeitaria Bublitz
Bertha Confeitaria e Padaria
Padaria e Confeitaria Saxônia
Padaria Fortaleza
Padaria e Confeitaria Cantinho Doce
Panificadora e Confeitaria Della Nonna
Confeitaria Bavaria
Panificadora Confeitaria Panetone
Padaria e Confeitaria Kibaguetti
Panificadora e Confeitaria Badenpão
Padaria Moura
Doce Sabor
Empório do Pão
Padaria e Confeitaria Lemonie
Padaria e Confeitaria Regi
Pão & Vinho
Mascavo Funcional e Orgânico
Panificadora e Confeitaria Nice
Confeitaria Caçadores
Padaria Toca do Pão
Sinhá Benta Padaria
Panificadora Bibamel
Padaria e Confeitaria Tribess
Rekynte & Sabor Padaria, Confeitaria e Restaurante
Confeitaria Cafehaus Glória

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana