Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Marcílio Dias lança campanha beneficente para ajudar um de seus maiores ídolos

Marcílio Dias lança campanha beneficente para ajudar um de seus maiores ídolos

O Marcílio Dias solicita a solidariedade de sua torcida e de todos os simpatizantes do bom futebol, para arrecadar donativos para um dos maiores atletas de sua história quase centenária. O ex-jogador “Sombra”, Hairton Matias Kalfeltz, de 82 anos, sofre do mal de Alzheimer, está internado na cidade de Piçarras e a família necessita de auxílio para pagar suas despesas.

O presidente Lucas Brunet, o diretor de Memória e Cultura Fernando Alécio, e o diretor de comunicação Flavio Roberto de Oliveira, estiveram com a família na última sexta-feira, com a esposa Leonillia Andrade Kalfetz, o filho Julio Cesar Kalfetz e a Nora Daniela Fabiane de Moura, e se comprometeram em criar a campanha “Memória Eterna”. Sombra necessita de fraldas geriátricas (cerca de 120 por mês), e recursos para comprar remédios e pagar a mensalidade do centro de repouso onde está internado.

No começo do ano, o ex-atleta, que sofre com falta de memória devido ao Alzheimer, saiu de casa e foi encontrado caído. Sombra quebrou o joelho, a bacia e teve cortes no rosto. Após o incidente, a família resolveu interna-lo, já que sua esposa também é idosa e os dois moravam sozinhos. Suas lembranças atuais remetem sempre à época em que era atleta do Marcílio Dias. O custo da internação é de R$ 2.500 mensais.

Quem quiser doar fraldas geriátricas, pode levar seus donativos à Secretaria do Clube, no estádio Dr. Hercílio Luz. Já quem deseja enviar recursos à família, pode depositar na seguinte conta:

Banco: Caixa Econômica Federal

AG: 3149

CC: 00000092-0

Op: 013

Nome: Daniela Fabiane de Moura

CPF: 007.820.129-22

Conheça a história de Sombra:

Hairton Matias Kalfeltz, o Sombra, é um dos maiores ícones da história do Marcílio Dias. Defendeu o manto rubro anil entre 1962 e 1969 e é apontado por muitos como o jogador de melhor qualidade técnica que já vestiu a camisa do clube. Sombra brilhou na fase de ouro do Marinheiro, conquistando os títulos de bicampeão de Itajaí (1962 e 1963) e campeão catarinense (1963), além do Torneio Itajaí-Joinville (1963). Também participou da memorável campanha no Campeonato Sul-Brasileiro de 1962, também conhecida como Taça da Legalidade, torneio do qual o Marcílio foi vice-campeão, atrás apenas do Grêmio.

Quando chegou ao Estádio Dr. Hercílio Luz, Sombra já tinha um currículo vencedor. Natural de Florianópolis, iniciou a carreira no Flamengo de Capoeiras, time amador da Capital. Em 1953, estreou no Paula Ramos, clube pelo qual sagrou-se campeão de Florianópolis em 1956 e 1961, além de campeão estadual em 1959. Pela Seleção Catarinense, Sombra disputou quatro partidas entre 1959 e 1962 e marcou um gol. Fez parte do plantel do selecionado barriga-verde que derrotou a Seleção Gaúcha no Estádio Olímpico em janeiro de 1960, vitória que teve grande repercussão na época.

De acordo com dados apurados pelo pesquisador Gustavo Melim Gomes, pelo Marcílio Dias o craque atuou em cerca 250 partidas e marcou 40 gols. Estes dados não são absolutos pois nem todas as fichas de jogos da época puderam ser resgatadas. Após pendurar as chuteiras, Sombra também foi técnico do Marinheiro em 1976 durante 14 jogos, com desempenho de sete vitórias, dois empates e cinco derrotas. Continuou batendo uma bolinha atuando no futebol de praia da região e no time de veteranos do Marcílio até quando a saúde lhe permitiu. Em 1975, foi campeão do futebol de praia de Balneário Camboriú com o time Biguás.

Em 2010, Sombra foi homenageado pelo Marcílio Dias, juntamente com diversos ex-atletas do clube, durante as comemorações dos 150 da emancipação de Itajaí.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)