Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Munícipes podem participar de grupos de artesanato em Unidades de Saúde em Camboriu

Munícipes podem participar de grupos de artesanato em Unidades de Saúde em Camboriu

Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município oferecem à comunidade grupos de artesanato. O projeto é uma iniciativa dos funcionários das Unidades Básicas e é direcionado aos moradores dos bairros. A produção das peças é realizada atualmente nas unidades da localidade dos Macacos (Vila Conceição), São Francisco de Assis e Rio Pequeno, e os encontros são semanais.

Dentre os trabalhos que são produzidos, estão pinturas em tela, macramê, tricô e crochê em barbante. Moradores destes bairros interessados em participar devem procurar os enfermeiros responsáveis pela Unidade de Saúde. O secretário de Saúde, Ronnye Peterson dos Santos, comenta que os grupos auxiliam na interação da comunidade com os profissionais e na prevenção de doenças. “Por meio desses grupos, ajudamos, por exemplo, moradores com depressão ou patologias similares. Já nos idosos, público mais assíduo, o artesanato ajuda também em questões motoras e do cérebro”, defende.
A munícipe Neide Helena Comin, de 72 anos, participa dos encontros desde o início do projeto na Unidade do Rio Pequeno. Para ela, o grupo de artesanato é uma atividade relaxante, que a entretém e possibilita a troca de aprendizados entre as integrantes. “As quintas de artesanato fazem com que a gente se reúna, troque ideias, aprenda. É muito bom, faz bem para a mente e o corpo. Já estou na terceira peça, doei duas mantas para conhecidas, e sempre convido outras pessoas para participar”, enfatiza.
Todas as peças produzidas são levadas pelos munícipes nos fins dos encontros. Em alguns casos, o artesanato serve até como acréscimo na renda da família. Estima-se que a Unidade de Saúde do João Mendes inicie o mesmo trabalho em setembro desse ano.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH