Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Palco Giratório Sesc promove apresentações e oficinas com a bailarina carioca Denise Stutz, em Santa Catarina

Palco Giratório Sesc promove apresentações e oficinas com a bailarina carioca Denise Stutz, em Santa Catarina.

A artista circula por Joinville, São Bento do Sul, Canoinhas, Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí e Florianópolis
De 26 de julho a 10 de agosto, a bailarina Denise Stutz, do Rio de Janeiro, realiza turnê por Santa Catarina pelo Palco Giratório Sesc, com apresentações gratuitas e oficinas. Ela encena o espetáculo “Finita” em Joinville (26/07), São Bento do Sul (28/07), Três Barras (30/07), Jaraguá do Sul (01/08), Blumenau (03/08), Itajaí (06/08) e Florianópolis (09/08) e ministra a oficina “Corpo Presente” em Canoinhas (29/07), Itajaí (05/08) e Florianópolis (08/08). Na Capital, a programação integra o 13º Festival Palco Giratório, que recebe também o espetáculo “3 Solos e 1 Tempo” (10/08).

O solo “Finita” surge da necessidade de compreender e suportar a ausência. Entender o movimento naquele que observa, naquela que falta. A presença que se estabelece a partir da ausência do outro, o desaparecimento, o esquecimento. A pesquisa teve como ponto de partida uma carta enviada pela mãe da artista, com essa inspiração a arquitetura cênica do teatro é utilizada para elaborar o conceito de perda e trabalhar os temas do envelhecimento e da ausência sob a perspectiva da dança. A classificação etária é de 14 anos. A programação detalhada pode ser consultada em: http://www.sesc-sc.com.br/evento/3564/null.

O espetáculo “3 solos em 1 tempo”, encerra a turnê da artista pelo Estado, no dia 10 de agosto, às 20h, no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis, no Festival Palco Giratório. Denise Stutz lança-se num solo autobiográfico, em que apresenta com particular entrega e emoção a sua história da dança. Através do seu corpo, somos guiados pelos movimentos que marcaram a dança contemporânea no Brasil – os de Denise e os de outros coreógrafos. A memória do corpo, a sua relação com a identidade e a forma como tudo isto é inscrito no espaço e se relaciona com o público transformam-se num solo composto por três outros solos de enorme delicadeza. A classificação etária é de 14 anos.

A oficina “Corpo Presente” tem o objetivo de ampliar a consciência do corpo e a partir desta consciência tentar entender e criar o sentido ao movimento no tempo e no espaço. Propõe a experimentação de um corpo que se move a serviço da imaginação e dos sentidos, impulsionado por imagens, associações e memórias. Jogos corporais estabelecem relações e ampliam a percepção do que nos rodeia: o espaço, o tempo, os outros. A oficina é voltada para bailarinos atores e estudantes do corpo e de artes cênicas. As inscrições estão abertas nos espaços Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc em Canoinhas Itajaí e Florianópolis e o valor pode ser consultado em http://www.sesc-sc.com.br/evento/3596/null.

Denise Stutz iniciou seus estudos de dança em Belo Horizonte. Em 1975 junto com outros 10 bailarinos fundou o Grupo Corpo. Trabalhou com Lia Rodrigues como bailarina, professora e assistente de direção. Foi professora do curso técnico da Escola Angel Vianna. A partir de 2003 começou a desenvolver seu próprio trabalho solo, apresentando-se no Brasil, França, Espanha, Portugal, Austrália, Alemanha e Cabo Verde.

Sobre o Circuito Nacional Palco Giratório:
Em sua 20ª edição, o Palco Giratório, projeto nacional do Sesc já consolidado no cenário cultural brasileiro, conta com a participação de 20 companhias, que somarão 685 apresentações artísticas e 1.188 horas de oficinas teatrais. Até o final deste ano, o projeto visitará 144 cidades em 26 estados e no Distrito Federal, com espetáculos, seminários e intercâmbios artísticos, percorrendo todo país e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas. A cada ano, novos grupos teatrais são avaliados para entrar no projeto, em um trabalho que envolve técnicos da área de cultura do Sesc em todo país.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)