Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Parque Raimundo Malta será reestruturado e terá Plano de Manejo

Foto: Arthur Miranda

A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) de Balneário Camboriú informa que o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta estará fechado para visitas e acesso às trilhas ecológicas nos próximos seis meses. A medida atende determinação do Ministério do Meio Ambiente, para que seja elaborado o Plano de Manejo do Parque, já que não possui. Ainda é preciso que todas as instalações sejam reestruturadas. Nesse período, as atividades administrativas permanecem em funcionamento.

A educadora ambiental do Programa Terra Limpa, desenvolvido pela Semam, Viviane Ordones, afirma que a suspensão foi solicitada pelo prefeito Fabrício Oliveira e pelo secretário Ike Gevaerd logo nas primeiras semanas do atual Governo. “O Ministério do Meio Ambiente determina que uma unidade de conservação deve elaborar um Plano de Manejo nos primeiros cinco anos de funcionamento. O Parque completa 24 anos em 2017 e ainda não possui, por conta disso foi solicitado de imediato este período de avaliação”.

A educadora salienta que toda a estrutura do Parque já está sendo repensada. “Recebemos em torno de mil alunos por mês e mais de 300 visitantes nos fins de semana, por conta disso, é necessário uma estrutura adequada para receber este grande número de pessoas. Pensamos em reestruturar as trilhas de uma forma educativa, para que de fato ocorra a educação ambiental durante o percurso. Além disso, banheiros e outras estruturas serão reformadas para garantir a segurança e bem-estar de todos”, disse.

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o Plano de Manejo é o documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

O Departamento Fitoterápico, que fica no Parque, mantém a distribuição dos chás medicinais à comunidade. O atendimento acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h.
____________________
Informações Adicionais:

Secretaria do Meio Ambiente (Semam)
(47) 3363-7145

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)