Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Páscoa judaica é celebrada pela primeira vez dentro de igreja católica em Porto Alegre

Foi realizada na noite de terça-feira (11) em Porto Alegre uma cerimônia de celebração da Páscoa judaica dentro da catedral da cidade. O evento, que aconteceu pela primeira vez dentro de uma igreja católica teve o objetivo de aproximar as duas religiões, e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas.

A Catedral Metropolitana de Porto Alegre abriu as portas para a realização da cerimônia, na qual os visitantes foram os responsáveis pela celebração, com mesas servidas com os símbolos do judaísmo, católicos e judeus sentaram lado a lado, mesmo que a data tenha significados diferentes para cada um deles.

“A Páscoa para nós católicos diz da libertação do pecado, do mal e da morte operada por nosso senhor na cruz”, afirmou o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Jaime Spengler.

“O valor principal da Páscoa judaica é lembrar a libertação do Egito pelo ano de 1330, antes da era comum, após a escravidão. É a passagem da escravidão para a liberdade”, explica o rabino da Sociedade Israelita Brasileira Guershon Kwasniewski.

A celebração a esta liberdade seguiu os costumes do judaísmo, passando pela energia dá velas, dos cálices de vinho servidos uns para os outros e com os cantos em hebraico.

O médico Rudiero Levy, que participou da cerimônia considerou a iniciativa maravilhosa. “Eu acho que é o caminho em direção à paz, à eliminação de preconceitos e por isso viemos todos aqui”, afirmou.

A empresária Letícia Axelrud afirmou que a noite representou que é possível buscar a união e tolerância. “Esta noite representa que é possível as religiões terem tolerância umas com as outras”, analisou.

Para a igreja católica, o ato de abrir as portas da catedral para a celebração da Páscoa judaica está de acordo com um pedido do papa Francisco de construir pontes e criar espaços de aproximação e diálogo, e também de fé entre os povos.

“O gesto marcado pela boa vontade e pela disposição de encontro com a diferença, isso repercute de uma forma extraordinária, não só entre nós, mas transforma todo a realidade”, afirma dom Jaime.

Conforme o rabino, a noite foi re respeito a fé de cada um dentro de uma igreja católica. “Estamos colocando uma semente que vai dar frutos fantásticos no presente e no futuro.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê