Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Pastor condena mobilização de igrejas para fazer “boca de urna” para políticos no domingo: “É crime”

No próximo domingo, milhões de brasileiros irão às urnas decidir o futuro das cidades, escolhendo prefeitos e vereadores, e algumas igrejas evangélicas estarão empenhadas em eleger seus candidatos, mesmo a custo de cometerem crime eleitoral através da boca de urna.

Diante desse cenário, o pastor e escritor Renato Vargens publicou um artigo com críticas severas contra a prática, acrescentando que em alguns casos, os pastores decidiram cancelar os cultos para que os fiéis se dediquem a ganhar votos próximos aos colégios eleitorais.

“Fiquei sabendo de algumas igrejas [que] cancelarão os seus cultos em virtude das eleições. Isto mesmo, os pastores destas igrejas deixarão de adorar a Deus porque optaram em fazer boca de urna para o seu candidato a vereador e prefeito”, revelou. “Sou obrigado a confessar que tal fato me escandaliza profundamente, até porque, acredito que nada, absolutamente nada, seja mais importante do que estar na casa de Deus em comunhão com Aquele que nos redimiu e salvou”, frisou.

Vargens chamou atenção para o fato de “que a ‘boca de urna’ é crime eleitoral: “Talvez você não saiba, mais a nomenclatura ‘boca-de-urna’ surgiu de um jargão popular e corresponde ao aliciamento de eleitores no sentido de ‘atrair a si, angariar, subornar, convidar, seduzir, provocar’ o voto do eleitor no dia do sufrágio popular”.

“A proibição deste aliciamento foi criada em 1986 pela Lei 7.493, de 17/06/86 e ficou sendo repetida em diversas leis eleitorais, com exceção, da que regeu o pleito de 1992. O delito está tipificado atualmente no art. 39§ 5º, I e II da Lei 9.504/97 e o art. 41, II da Res. 20.988/02(TSE). Estas normas determinam que boca-de-urna configura crime no dia da eleição, punível com detenção de seis meses a um ano”, destacou o pastor.

Por fim, exortou os cristãos a se posicionarem contra essa prática: “Nós como santos de Deus, temos o compromisso de cumprirmos as leis que regem este país, afinal de contas, devemos ser sal desta terra e luz deste mundo”.

Posts Relacionados

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

11,4% – Inadimplência atinge o menor nível desde 2022

MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil