Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Pinhalzinho mostra potencial empreendedor aos representantes de Poderes Públicos da Bahia

As potencialidades empresariais de Pinhalzinho foram apresentadas, nessa semana, a uma comitiva formada por representantes de Poderes Públicos Municipais da Bahia.Organizada pelo Sebrae, a missão teve por objetivo proporcionar aos gestores públicos eleitos e reeleitos em 2017 a vivência em municípios que investiram em inovação e conseguiram colher resultados como o desenvolvimento da população e da economia local. O foco foi apresentar as ações voltadas aos pequenos negócios e orientar como elas podem ser incorporadas nas regiões Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e Recôncavo baiano.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, enfatizou que o Sebrae Bahia organizou a missão para que lideranças conheçam experiências bem-sucedidas de inovação e desenvolvimento, entre elas, a de Pinhalzinho que se destacou no setor industrial e em quesitos como saúde, educação e desenvolvimento local. “Estamos demonstrando que as lideranças do passado construíram modelos de organizações que prosperaram embasadas em planejamento, visão de sustentabilidade, credibilidade, trabalho planejado e de função estratégica. A história do oeste se constrói de bons exemplos em função do comprometimento dos gestores públicos e da comunidade”, afirmou.

Na sede da Associação Empresarial de Pinhalzinho (ACIP/CDL), a comitiva de prefeitos, acompanhada por representantes do Sebrae da Bahia, de Santa Catarina  e Nacional, foi recebida pelo presidente da entidade Alessandro Beltrame e pelo vice-prefeito de Pinhalzinho, Darci Fiorini, que atuou como prefeito no período de 1983 a 1989 e de 1997 a 2001. Ele realçou a satisfação pela oportunidade de contar suas experiências ao grupo e lembrou aspectos de suas gestões, destacando que sempre teve em mente que um gestor púbico não pode pensar somente nos quatro anos. “O prefeito que quer governar um município deve pensar 20 a 30 anos para frente. Foi dessa forma que acreditava na época em que atuei como prefeito e, hoje, Pinhalzinho serve de modelo para os demais municípios”.

O vereador Clênio Razera que atuou como prefeito de 1989 a 1993 confirmou a importância da consciência de desenvolvimento, de focar na educação, na preparação de jovens e no associativismo. “Atualmente nos destacamos em vários setores e temos empresas que exportam para quase o mundo todo”, exemplificou.

O secretário municipal de Administração e Planejamento, Sérgio Mazonetto, assinalou que  Pinhalzinho tem demonstrado, cada vez mais, que o trabalho iniciado em 1983 foi positivo. Disse  que o foco no associativismo facilitou a implantação de empresas com a junção do poder Público Municipal, Associação Comercial e empreendedores. Com auxilio do Sebrae foi implantado o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Econômico, que após um diagnóstico, possibilitou traçar alternativas das atividades para desenvolver, o que fortaleceu o empreendedorismo. Hoje, de acordo com o Senso 2015, o município conta com 18.696 habitantes, 181 indústrias, 565 empresas do comércio, 1.038 prestadores de serviços e 183 empresas de outros segmentos. A Acip/CDL possui 386 associados.

Os fundadores e ex-presidentes da Acip, Honório Fontana e Anscar Schaefer,realçaram  sobre a evolução da entidade e a importância de investir nas pessoas e sistemas de educação e qualificação profissional, bem como o uso adequado das tecnologias.  O evento também contou com a participação da vereadora Silvana Batisti e outras lideranças locais.

A missão da Bahia também contemplou visitas em Chapecó, Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste e Iraceminha. Para a analista técnica da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Cecília Miranda, este tipo de iniciativa é fundamental para mostrar que, com união, é possível concretizar objetivos. “Observamos no oeste e extremo oeste que existe algo em comum: a união, a decisão e o orgulho de permanecer no local e demonstrar o que pode ser feito pela região. Sabemos que não é simples, mas é preciso começar. Queremos reforçar que o Sebrae serve como uma ferramenta e está à disposição.  Somos um sistema e, isso faz toda a diferença, pois trabalhar em rede permite que possamos potencializar resultados”, concluiu.

Segundo o gerente da Regional do Sebrae de Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, a região do oeste e extremo oeste catarinense é uma das mais desenvolvidas do país, apesar de ser mais isolada. “Esse público percebeu que uma forma de se desenvolver era a cooperação entre as cidades e, assim, eles cresceram, inovaram tecnologicamente, fortaleceram e tornaram as cidades extremamente produtivas”, declarou. A visita oportunizou que os prefeitos baianos percebessem a importância do planejamento e da evolução coletiva.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina