Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC

Pista Municipal de Bicicross está à disposição da comunidade

A prática do Bicicross está ganhando, cada vez mais, novos adeptos em Balneário Camboriú. Com a criação da Pista Municipal em 2014, a Prefeitura por meio da Fundação de Esportes (FMEBC) passou a oferecer o Bicicross como opção de escolinha gratuita para a comunidade.  Desde então, a criançada do município tem a oportunidade de aprender os fundamentos, técnicas e valores deste esporte radical, que une a velocidade com a diversão. Porém, para praticar a atividade na pista é imprescindível o acompanhamento de um profissional da área, que tenha conhecimento do percurso, das técnicas de manuseio com a bike e, principalmente, ensinar a melhor maneira de “cair”.

É isso mesmo, o esporte é radical e os tombos fazem parte da rotina de quem escolheu a modalidade, por esse motivo, quem pretende andar na Pista Municipal de Bicicross da cidade, deve frequentar o local no horário de funcionamento da escolinha para receber as instruções adequadas do professor.

O piloto de Bicicross, Maurício Alves Nunes, é o professor da FMEBC responsável pela modalidade, e é quem garante a segurança dos alunos e ministra as atividades na Pista.  “A implantação da Pista Municipal de Bicicross foi fundamental para difundir a modalidade entre as crianças e jovens da comunidade, hoje já atendemos mais de 30 alunos e, destes, cerca de dez já competem pelo município. Porém, é importante lembrar que muitas vezes os jovens procuram a pista em horários que não tem a atividade da escolinha, no caso, à noite, e isso realmente não deveria acontecer, pois o esporte é bem radical e pode ser muito perigoso para quem não conhece direito a pista e a técnica da modalidade” explica.

Outro ponto importante destacado pelo professor Maurício, é a utilização da Pista em dias de chuva. “Quando estamos em uma competição e o tempo não colabora, é avaliado se é possível dar continuidade ou não ao evento, mas se é apenas um dia de treino normal, não é possível utilizar a Pista com chuva, pois além de agravar o risco dos atletas de sofrer uma queda, também danifica ainda mais o percurso. O indicado é aguardar a melhora do tempo e deixar que o pessoal da manutenção da pista faça os reparos apropriados para que todos possam voltar ao treinamento com segurança e mantendo o bom uso e manutenção do espaço” ressalta.  

Como participar da escolinha de Bicicross

A Escolinha de Bicicross da FMEBC é gratuita e destinada a crianças e jovens. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h15 e das 15h às 17h30, na Pista Municipal de Bicicross, localizada no Bairro dos Municípios, ao final da Rua Angelina, em frente à Casa da Sogra. Na parte da noite os atletas amadores e profissionais da cidade, que já tem experiência no esporte, utilizam a Pista para fazer os treinos, neste período, o local fica aberto para o público apenas assistir aos treinos. 

Os interessados em participar da escolinha podem se inscrever direto com o professor, no local e horário da atividade escolhida. Para conferir todas as modalidades oferecidas, horários e locais, é só acessar o site da FMEBC (www.fmebc.sc.gov.br) e conferir a “Tabela de Horários” na aba “Modalidades”.

Sobre o Bicicross

De acordo com informações da Confederação Brasileira de Bicicross (CBBx), o Bicicross começou nos Estados Unidos da América (EUA), no início dos anos 70, com as crianças que imitavam os seus ídolos do motocross com suas bikes. Elas começaram construindo pistas de moto e bicicleta e realizando corridas informais. Um novo esporte nascia! O BMX cresceu e se “enraizou” entre Nova Iorque e Califórnia. No Brasil a cidade pioneira foi São Paulo, mas hoje a modalidade vem se expandido por todo o país, inclusive em Santa Catarina.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina