Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Portos de Itajaí, Laguna e Imbituba são fechados por causa das altas ondas

Portos de Itajaí, Laguna e Imbituba são fechados por causa das altas ondas

Abertura só ocorrerá quando as condições do tempo melhorarem. Em Itajaí, um navio tinha previsão para sair nesta sexta (11) e outro para entrar.

O Porto de Itajaí e o Molhe da Atalaia, também em Itajaí, foram fechados nesta sexta-feira (11) por causa das ondas altas e forte vento, informou o terminal. Nos dois casos, não há previsão de abertura, que só ocorrerá quando as condições do tempo melhorarem.

No caso do molhe, o acesso foi fechado às 11h desta sexta, segundo a Defesa Civil de Itajaí. O porto informou que as ondas já batiam na área de contenção do local, principalmente na ponta, e a interdição ocorreu para a segurança da população.

Por volta das 8h40 desta sexta, a barra de acesso ao porto foi fechada. O terminal informou que um navio tinha previsão para sair nesta sexta e outro, para entrar. Há também uma outra embarcação que está atracada no porto, mas sem previsão de sair nesta sexta.

Portos de Imbituba e Laguna também fechados
O porto de Imbituba também foi fechado nesta sexta (11) por causa do mar agitado, informou a RBS TV. Todas as operações foram suspensas. Dois navios que estavam atracados foram levados para uma área de segurança, onde o mar é mais calmo. Outros duas embarcações que deveriam atracar na próxima semana também continuam nessa área. O porto pode permanecer fechado durante o fim de semana.

O porto de Laguna também foi fechado, sem previsão de reabertura.
Ondas gigantes

Até domingo (13) segue o alerta para o mar no Litoral de Santa Catarina. Há previsão de ondas gigantes, na casa de 3 a 4 metros. A navegação de embarcações de pequeno e médio porte não é aconselhada.

“A intensidade dessa ressaca não chega ser fora da intensidade de outras, mas o que mais chama atenção é a quantidade de dias com ondas muito grandes. O fato de ter dois sistemas meteorológicos atuando no mar, o ciclone e a alta pressão, ajuda a explicar essa maior quantidade de dias visto que esses sistemas avançam muito lentamente sobre o mar”, explica o meteorologista Leandro Puchalski.

A navegação de pequenas e médias embarcações não é aconselhada nestes dias.
Por causa da ressaca, é preciso ter “atenção para edificações, infraestruturas, vias e áreas vulneráveis à erosão, inundações costeiras e proteger embarcações e apetrechos de pesca”, informou a Defesa Civil.

 

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)