Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Prefeitura de Concórdia avalia implementação do Programa Cidade Empreendedora

O conjunto de soluções denominado Cidade Empreendedora do Sebrae/SC foi apresentado, na última semana, ao prefeito de Concórdia (SC), Rogério Pacheco, secretários e diretores da atual equipe de governo, durante reunião na sede da prefeitura. A iniciativa tem por objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos de desburocratização, Sala do Empreendedor, compras governamentais, gestão de projetos, educação empreendedora, levantamento de oportunidades, planejamento estratégico para a gestão municipal, plano de desenvolvimento econômico, entre outros.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, explicou que a solução visa auxiliar os municípios no desenvolvimento do ambiente de negócios. “A metodologia inicia com diagnóstico, levantamento de oportunidades, seleção de projetos a serem elencados e segue com implementação das ações. Tecnicamente, o município terá um mapa em mãos e o Sebrae servirá como instrumento para auxiliar no desenvolvimento de iniciativas que foquem numa visão de futuro que trarão importantes ganhos para a sociedade”, observou.

O prefeito Rogério Pacheco destacou que está avaliando a parceria junto ao Sebrae, pois  o Programa Cidade Empreendedora poderá agregar muito na estrutura administrativa do município. “Estamos apostando nessa ideia no sentido de obter suporte para o desenvolvimento local e tenho certeza que as ações do Sebrae promoverão um incremento maior na sociedade. A parceria está bem encaminhada e o foco principal é incrementar ações em prol da sociedade concordiense”.

Concórdia tem 73 mil habitantes, é a segunda maior cidade do Oeste e a maior do Alto Uruguai Catarinense. Sua principal base econômica é o agronegócio e, atualmente, o município conta com 5.695 empresas – a maioria no segmento de prestação de serviços.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Ernani Bomm, e o diretor de desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcos Antônio Magro, Concórdia tem diversas matrizes econômicas ligadas à agropecuária como produção de aves, suínos e bovinocultura de leite. É considerada a maior bacia leiteira do Estado, destaca-se também no setor de transporte de cargas, vem conquistando espaço no segmento metalmecânico e na linha de desenvolvimento de softwares, o que motiva o incentivo para a instalação de empresas de celulose. Também é forte na área de educação fundamental e de ensino superior.

“O Programa Cidade Empreendedora oportunizará readequar as situações que possuem algum tipo de deficiência e ajudará para que todas as secretarias funcionem melhor. Com o projeto, somado ao quadro profissional competente, entendemos que promoveremos o desenvolvimento do município e quem ganhará com isso é a população”, enfatiza Magro.

A secretária de administração, Neiva Belusso Piola, realçou que uma consultoria seria positiva no sentido de obter apoio e subsídios para o mapeamento das ações, visando o  gerenciamento dos processos e promover melhorias com o objetivo de cumprir o plano de governo.

Também participaram da reunião o diretor de Planejamento Silviomar Bernardi e o assessor jurídico Filipe Stechinski.

Posts Relacionados

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)

Startup chapecoense conquista 2°lugar e prêmio de R$ 90.000,00 em evento estadual

Conheça as startups selecionadas para a 1ª edição do BRDE Labs SC Venture