Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Prêmio Empresa Cidadã ADVB reconhece ações educacionais da FIESC

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) recebeu na noite dessa quinta-feira (20), em Chapecó, o Prêmio Empresa Cidadã ADVB pela condução dos programas Novos Caminhos e Espaço de Educação Maker. O prêmio reconhece iniciativas de empresas e instituições catarinenses em três áreas: Preservação Ambiental, Desenvolvimento Cultural e Participação Comunitária. Os cases apresentados foram julgados por professores da ESPM-Sul. Os programas conduzidos pelas entidades da FIESC estão alinhados ao Movimento Santa Catarina pela Educação.

O gerente executivo do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Natalino Uggioni, recebeu o prêmio pelo programa Novos Caminhos. “Esse reconhecimento é a coroação do trabalho que fazemos a favor dos adolescentes que estão nas casas de acolhimento do Estado, qualificando-os e fazendo o encaminhamento deles para o mundo do trabalho. É um incentivo a mais para que a gente continue todos os esforços para que possamos alcançar os melhores resultados no âmbito do programa”, afirmou.

O programa Novos Caminhos é uma parceria da FIESC com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio). Desde sua implantação, em 2013, o Novos Caminhos atendeu 653 adolescentes de 76 municípios catarinenses, que participaram de capacitações realizadas pelas equipes do SENAI, SESI e IEL. Juntas, as entidades da FIESC realizaram mais de 6,5 mil matrículas por meio do programa e 126 jovens foram encaminhados ao mundo do trabalho. O SENAC também passa a oferecer formação a partir deste ano.

Já o Espaço de Educação Maker do Serviço Social da Indústria (SESI) é uma proposta inovadora implantada de forma piloto em Blumenau e que será disseminada em outras regiões do Estado, como Joaçaba, Pinhalzinho, Rio do Sul, Indaial, Palhoça e Joinville. “Temos consciência de que é por meio da educação que desenvolveremos crianças, jovens e adultos mais autônomos, competentes, solidários, criativos e empreendedores e é com essa visão que modelamos o Espaço de Educação Maker, um espaço dedicado à experimentação, influenciado pela cultura Maker, comprometido com a produção de uma nova e pioneira cultura educacional”, ressaltou a coordenadora de educação do SESI/SC, Maria Tereza Hermes Cobra, que recebeu o prêmio em nome da entidade.

São colocados à disposição recursos que abordam conteúdos com base em modelos contemporâneos de educação e inspirados em exemplos que deram certo em outros países, como o Movimento Maker (extensão tecnológica e técnica da cultura “faça-você-mesmo”), a metodologia de ensino Steam (novo processo de ensino e aprendizagem, baseado em aliar conhecimento prático e teórico) e os Fab Labs (aprendizado em que as crianças colocam a “mão na massa”). Não existem salas de aulas com espaço físico delimitado, nem quadro negro ou mesas individuais. No Espaço de Educação Maker, todos os estudantes estão livres para utilizar os recursos disponíveis e transitar por todo o espaço, interagindo com seus orientadores.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)