Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Programa Cidade Empreendedora potencializará desenvolvimento de Concórdia

Planejar, desenvolver e implementar estratégias para fomentar o desenvolvimento econômico com aproveitamento das potencialidades locais é o foco do programa Cidade Empreendedora, lançado nesta sexta-feira (21), em Concórdia, segundo maior município do oeste de Santa Catarina. O evento contou com a presença autoridades políticas e institucionais, empresários e comunidade.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/SC. A programação incluiu apresentação do projeto conduzida pelo gestor estadual do programa, Diego Wander Demétrio, que explicitou o conjunto de 34 soluções previstas no pacote para melhorar o ambiente de negócios e implantar um plano de desenvolvimento com a participação dos agentes econômicos locais – empresários, produtores rurais, microempresas – além de sindicatos, associações e entidades empresariais.

Segundo o gerente da Unidade de atendimento Individual do Sebrae/SC, Fábio Búrigo Zanuzzi, a iniciativa tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento, com extrema importância para o município, onde grande desafio é auxiliar no encontro de alternativas que possam fomentar as vocações econômicas, alavancar a economia local e promover o desenvolvimento econômico a partir da própria localidade. “Em Concórdia será possível alcançar o patamar de um município com um ambiente de negócios atrativo aos empreendedores, com acesso a informações, processos simplificados e a oportunidade de novas frentes de negócios”.

O prefeito Rogério Pacheco destacou que muitas soluções que o Sebrae/SC tem como expertise vêm ao encontro do que o plano de governo estava apresentando para a sociedade. “Foi um casamento rápido dessa relação positiva entre ambas as partes e que envolve uma cultura empreendedora diferente de promover o desenvolvimento de nossa economia e fortalecer o que temos de bom em nossa cidade. Nossa intenção é envolver com projetos importantes a sociedade como um todo”.

O secretário de desenvolvimento econômico e Turismo Carlos Ernani Bomm destacou que a discussão sobre o que está se propondo nesse momento em parceria com o Sebrae/SC iniciou no início do ano quando era discutida na Prefeitura a implantação da Praça do Empreendedor. “O Sebrae/SC nos informou que existia um projeto muito maior e que Concórdia não poderia ficar fora. Precisamos retomar o espaço e a posição de uma das principais economias do Estado. Temos que deixar um legado e esse projeto trabalha também nossas futuras gerações”.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, enfatizou que a entidade disponibilizará metodologias, instrumentos e expertise nos aspectos considerados importantes para serem potencializados. “Com a colaboração, o talento e a proatividade de todos certamente conquistaremos o desenvolvimento sustentável. Além do agronegócio, Concórdia tem alguns segmentos econômicos que são considerados diamantes e precisam ser lapidados. A pretensão do projeto é criar a condições de facilitação para que as ações se consolidem em todos os segmentos trabalhados. Com isso, será possível fortalecer o empreendedorismo, o intraempreendedorismo, e os aspectos econômicos e sociais”.

EXPRESSÃO

Concórdia tem 73 mil habitantes, é a segunda maior cidade do Oeste e a maior do Alto Uruguai Catarinense. Sua principal base econômica é o agronegócio e, atualmente, o município conta com 5.695 empresas – a maioria no segmento de prestação de serviços.

O município também tem potencial expressivo nas cadeias produtivas ligadas à agropecuária como produção de aves, suínos e bovinocultura de leite. Possui a maior bacia leiteira do Estado. Destaca-se também no setor de transporte de cargas, vem conquistando espaço no segmento metalmecânico e na linha de desenvolvimento de softwares. Também é forte na área de educação fundamental e de ensino superior.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH